E Ainda Gozam

O desgoverno actual considera que devolver menos de um terço do tempo de serviço roubado desde 2005 é uma “bonificação”. E não ficam por aí.

A solução é apresentada como uma “aceleração muito significativa” nas progressões dos professores e que está “no limite do esforço financeiro que o país pode fazer”, lê-se no documento, sem que haja qualquer referência ao impacto orçamental desta medida.

Esta linguagem é puramente acintosa e visa humilhar os destinatários.

E ainda há por aí quem ande a colaborar em apertar mais o garrote aos professores, em nome de “flexibilizações” e outras abstracções.

Se o ministro Tiago – o defensor “radical” dos direitos dos professores – não se revê neste tipo de linguagem que tenha a coragem de sair. Sim, perderá umas regalias e umas viagens à conta, mas a palavra de uma pessoa ainda deveria valer alguma coisa.

Quanto aos sindicatos… terão a força que os associados e simpatizantes quiserem… sendo que essa força depende muito da confiança que despertam.

Tosquia

 

31 thoughts on “E Ainda Gozam

    1. O que sugere o José Chorão? O voto neste candidato?

      1. Se é preciso explicar-lhe em quem votar…então é tempo perdido tentar explicar. Há uma coisa chamada cérebro. Convém usar de vez em quando…

    2. Pelos vistos o José Chorão não tenciona votar MRPP. Assumindo que não tenciona votar PS, PSD e CDS restaria a possibilidade de votar PCP. No entanto, tendo em conta os ataques que faz ao Nogueira, não me parece que tencione votar nesse partido. Assim sendo, o que resta? O PAN?

      1. O PAN ainda não me desiludiu. Manterei o meu voto. Afinal, Pessoas, Animais e Natureza são o mais importante desta vida!😊

    3. Oh Chorão ,você deverá ser ainda bebé … ainda não percebeu que isto não tem nada a ver com o voto nos partidos? Diga-me,com toda a sinceridade,qual é o partido que não mente?

      Com as coligações,e a “geringonça” é o melhor exemplo , nós não sabemos verdadeiramente em quem estaremos a votar.

      1. Portanto, pela lógica do Manuel, o PS mente, sabemos isso, mas continuamos a votar neles porque são todos assim. É isso? Pois a minha noção de Democracia não é essa. Nem a minha noção de comportamento inteligente. Há sempre melhor (melhor que o PS não é difícil).

    4. Claro que votei! A alternativa também não era melhor! O problema é o politiqueirismo que reina e se junta para ter benesses à custa de quem dá couro e cabelo! E também votei no anterior! Pois… não há escolha! Mas há muita escumalha! E gostam de dividir para reinar!

  1. Mas o real impacto financeiro foi apresentado ou não?

    A proposta de conversão desse tempo para efeitos de aposentação foi apresentada ou não?

    Vão continuar as negociações ou não?

    1. Vamos todos votar em branco, que assim o PS e o PSD continuam a fazer de liquidatários do estado.
      Grande alternativa, sim senhor. Não viu os últimos boletins de voto? Há muitas alternativas onde votar, sem lhes oferecer o poder votando em branco.

  2. A. Sérgio
    Há a afirmação de que AL terá dito aos sindicatos, que quanto a aposentações antecipadas nem pensar… depois há sinais contraditórios do chefe do governo. Fará parte do jogo político? Um tal Ferreira no face leva a vida a levar pontos a favor da aposentação dos monodocentes.Um grupo de sindicalistas perseguem-no de perto acusam-no de ser militante do PS e nem ser professor.

  3. Sou um individuo muito crítico do Costa e do PS. Desde o que se passou em 2005, que na altura admito ter votado Sócrates, que nunca mais tive um pensamento positivo sobre o PS e os seus boys. Claro que há exceções, como alguns autarcas e amigos que respeito e reconheço competência. Há uns meses que venho dizendo que a alternativa a estes partidos politicos sería a criação de um movimento de cidadãos, como aconteceu em Espanha ou França, para não exemplificar Itália. É claro que houve alguém que com pensamento semelhante, se antecipou, não sei se encomendado pelo Costa, ou de livre vontade, criou um novo partido. O zombie do Santana Lopes, veio com o seu novo partido preencher este vazio que poderia ser ocupado por este movimento de cidadãos que tarda em surgir.
    Concluindo, estamos mesmo entalados, não temos governantes sérios, temos constantes mudanças na escola sem tempo para as implementar, consolidar e avaliar se foram benéficas ou não para os alunos e ainda temos os nossos colegas diretores, que perante esta notícia do governo se deveriam demitir todos em bloco, como fizeram os diretores clínicos do hospital de Gaia.
    Os professores diretores, estes senhores e senhoras que não se consideram professores, que são o grande apoio do governo. Onde estão estes senhores?Até agora quantos se demitiram?

    1. Quando algo corre mal, noutras áreas, ou diretores de serviço são os primeiros a demitirem-se. Já viram algum destes comissários políticos fazê-lo?
      Tiranetes a quem aumentaram, no auge da troika, em 100%. Para que querem estes vendidos os 9-4-2 de serviço? Já lhes deram muito mais!

  4. Sei que vou arriscar-me a levar com umas pedradas de volta mas há algo aqui que não entendo mesmo.

    Escreveu o colega Paulo o seguinte num dos seus comentários num post anterior:

    “O 942 teria de ser um ponto de partida, para o qual confluíssem diferentes variáveis.
    Mas optaram por não ceder fosse no que fosse – dos dois lados –……”

    O 942 nunca esteve só nas mesas de negociações – com essa reivindicação estavam outras igualmente importantes, entre as quais horários, comp lectiva e não lectiva, envelhecimento docente e aposentação.

    A não ser que eu esteja a entender mal o significado de diferentes variáveis e se esteja a referir à ILC que propõe a recuperação do tempo de serviço total a partir de 1 de Janeiro de 2019.

    E agora fico ligeiramente pasmada com a crítica feita aos sindicatos optaram por não ceder.

    Caso tivessem cedido, quantas mais conversas sobre pizzas teríamos de ler?

      1. Rio Dão,
        Não querem ?
        Ehehehhh.
        Não querem é outra coisa ! É apenas o que interessa ( embora de forma encapotada ) aos Nogas e Silvas. É tipo “salve-se quem puder”…o que chateia é … e será para aplicar a todos no futuro ? Se sim …podia ser medida interessante e a estudar. Mas para aplicar agora/futuro a todos.

  5. Neste momento não basta recuperar o tempo de serviço. É essencial que se recupere também a qualidade das pizzas. Nunca me cansarei de insistir neste ponto.
    Os sindicatos andam a engonhar votos mas não querem o primeiro removido. Querem-no apenas enfraquecido. Nenhum parece estarverdadeiramente preocupado com a qualidade das pizzas. Em gente de tão fraco palato não se pode confiar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.