Teste – Senta e alcança – flexibilidade
Equipamento ou material utilizado: Caixa com régua e tapete.
No teste do senta e alcança modificado desenvolvido por Hoeger, o sujeito está sentado no chão com as nádegas, os ombros e a cabeça em contacto com a parede. As pernas estão estendidas e afastadas(30 cm), com as plantas dos pés apoiadas contra uma caixa com 30,5 cm de altura.
As mãos estão sobrepostas com os dedos esticados. Uma régua é colocada no cimo da caixa com o zero na direcção do sujeito. Na posição inicial do teste, o sujeito avança os braços estendidos (no prolongamento da altura da caixa) o mais à frente que lhe é permitido sem que a cabeça e os ombros deixem de estar em contacto com a parede; nesta altura é marcado o ponto “0 cm”. A partir deste momento, a régua é segura firmemente pelo avaliador até ao final do teste. O sujeito inclinasse lentamente o mais à frente que consegue, permitindo que a cabeça e os ombros deixem de ter contacto com a parede e os dedos deslizem sobre a régua. São permitidos três movimentos lentos à frente, no terceiro do qual o sujeito vai ao máximo, ficando na posição pelo menos 2 segundos sem flectir as pernas.
É recolhida a distância entre o ponto “0 cm” e o ponto final. São executados 2 testes, sendo considerada a média dos resultados obtidos.
Claro que sim. Estamos a ficar tão flexíveis que nem imagina, no entanto a primeira reacção que tive foi a entrada de um professor novo numa sala de uma destas turmas, ai também temos que ser mesmo muito flexíveis.
Dúvida que me surgiu: se a “bonificação” só se vai repercutir no escalão para o qual os professores progridam a partir de 1 de Janeiro de 2019, aqueles que se encontram no 9º escalão não terão nenhum tempo reposto para efeitos da passagem ao 10º escalão. Está correcta a minha interpretação?
O objectivo da medida é claro, evitar que com a contagem desse tempo se ultrapassassem os estrangulamentos. Assim só depois de ultrapassados é que o tempo irá contar. O problema é que parece que se esqueceram do 9º escalão… para esses não haverá nenhuma reposição de tempo de serviço com efeitos úteis para se atingir o topo da carreira.
Artroses, osteofitoses, calcificações, lombalgias, …, e hérnias – que enfiem eles e quem quiser (há sempre quem queira) as flexibilizações pelo olho do c*!
No que depender de mim…procurarei (desde logo e no mínimo) dar-lhes o mesmo trato que tencionam dar a quase 10 anos (que são mais) da minha vida!
Boa semana !
Flexível !
Teste – Senta e alcança – flexibilidade
Equipamento ou material utilizado: Caixa com régua e tapete.
No teste do senta e alcança modificado desenvolvido por Hoeger, o sujeito está sentado no chão com as nádegas, os ombros e a cabeça em contacto com a parede. As pernas estão estendidas e afastadas(30 cm), com as plantas dos pés apoiadas contra uma caixa com 30,5 cm de altura.
As mãos estão sobrepostas com os dedos esticados. Uma régua é colocada no cimo da caixa com o zero na direcção do sujeito. Na posição inicial do teste, o sujeito avança os braços estendidos (no prolongamento da altura da caixa) o mais à frente que lhe é permitido sem que a cabeça e os ombros deixem de estar em contacto com a parede; nesta altura é marcado o ponto “0 cm”. A partir deste momento, a régua é segura firmemente pelo avaliador até ao final do teste. O sujeito inclinasse lentamente o mais à frente que consegue, permitindo que a cabeça e os ombros deixem de ter contacto com a parede e os dedos deslizem sobre a régua. São permitidos três movimentos lentos à frente, no terceiro do qual o sujeito vai ao máximo, ficando na posição pelo menos 2 segundos sem flectir as pernas.
É recolhida a distância entre o ponto “0 cm” e o ponto final. São executados 2 testes, sendo considerada a média dos resultados obtidos.
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Magalhães, obrigada pela partilha de conhecimento e pelo contributo para a flexibilização 😊.
É difícil e exige competências que não possuo…
Terá de ficar para as próximas férias 😎.
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Magnifico cartoon. Descreve de forma divinal algumas turmas de percursos alternativos.
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Ou eu percebi tudo errado, ou o cartune retrata a flexibilização docente.
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Claro que sim. Estamos a ficar tão flexíveis que nem imagina, no entanto a primeira reacção que tive foi a entrada de um professor novo numa sala de uma destas turmas, ai também temos que ser mesmo muito flexíveis.
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Boa semana!
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Margarida ,
What happened ?
😉
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Boa semana, Guinote! Eu só flexibilizo para o ano! 😉
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😂
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Dúvida que me surgiu: se a “bonificação” só se vai repercutir no escalão para o qual os professores progridam a partir de 1 de Janeiro de 2019, aqueles que se encontram no 9º escalão não terão nenhum tempo reposto para efeitos da passagem ao 10º escalão. Está correcta a minha interpretação?
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Penso que a coisa carece de “clarificação” porque isso enviaria qualquer recuperação de tempo para daqui a 2, 3 ou mesmo 4 anos.
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O objectivo da medida é claro, evitar que com a contagem desse tempo se ultrapassassem os estrangulamentos. Assim só depois de ultrapassados é que o tempo irá contar. O problema é que parece que se esqueceram do 9º escalão… para esses não haverá nenhuma reposição de tempo de serviço com efeitos úteis para se atingir o topo da carreira.
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Que cada um flexibilize como puder ou quiser…
Não tenciono flexibilizar grande coisa, pelo menos na escola 😉.
Boa semana!!
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Flexibilizar= Área Escola
Uma maravilha portanto.
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E a moda da inc(l)usão na teim nada que saberi! Éi ter a medida à mão e o perfili pra meteri!
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Artroses, osteofitoses, calcificações, lombalgias, …, e hérnias – que enfiem eles e quem quiser (há sempre quem queira) as flexibilizações pelo olho do c*!
No que depender de mim…procurarei (desde logo e no mínimo) dar-lhes o mesmo trato que tencionam dar a quase 10 anos (que são mais) da minha vida!
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