TALIS

A Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência é o organismo responsável pela condução do TALIS 2018 (Teaching and Learning International Survey) em Portugal. O TALIS 2018 é o terceiro inquérito da OCDE sobre ensino e aprendizagem, refletindo principalmente, sobre os ambientes de aprendizagem nas escolas e as condições de trabalho dos docentes. As duas primeiras edições ocorreram em 2008, com 24 países, e em 2013, com 34 países (posteriormente, em 2014, mais 4 países aderiram e aplicaram o inquérito). Devido ao seu sucesso e relevante contribuição para as políticas de desenvolvimento educativo nos países participantes, e o interesse demonstrado por outros países, foi decidido continuar a desenvolver o estudo, pelo que, com a coordenação da OCDE, será realizada a 3.ª edição – TALIS 2018.

(…)

O que é:

Os países participantes determinaram as políticas investigadas no TALIS. A edição de 2018 debruça-se sobre o contexto profissional do docente, as suas condições de trabalho e o impacto da escola na sua eficiência. O TALIS 2018 pesquisará:

Como é desenvolvido:

Em cada país, será selecionada uma amostra de escolas. Em cada uma serão, aleatoriamente, selecionados cerca de 20 professores, juntamente com o seu Diretor.

Quem vai ser inquirido:

Os questionários do TALIS destinam-se a:

A seleção das escolas e dos docentes que participam no estudo é realizada de forma aleatória. À exceção dos pequenos países, para o estudo principal, foi selecionada uma amostra de cerca de 200 escolas e de 20 docentes por escola em cada país.

TALIS

6 opiniões sobre “TALIS

  1. Vamos lá adivinhar o ‘modus operandi’ da coisa: serão aleatoriamente selecionados os mesmos de sempre para que a ‘bota bata com a perdigota’.

    Aguardo ansiosamente cair no crivo da inquirição 😊. Até porque me agradam particularmente grande parte dos 8 itens a ‘avaliar’.😉

    Gostar

      1. Ana, quando me referi às escolhas de sempre, estava a pensar fundamentalmente nos diretores. E, como em tudo (ou quase tudo) na vida, nem todos são iguais.
        Pelos vistos, o inquérito não é de todo entusiasmante. 😊

        Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.