Regresso Às Origens

Em especial a uma das linhas de investigação que foi desenvolvendo entre o fim da licenciatura e o mestrado pré-pré-bolonhês. Um Congresso Internacional sobre uma poetisa/dramaturga a quem terá sido negado o cânone das leituras recomendadas porque não se suicidou ou fez algo mais dramático do que escrever três livros de poesia com bastante sucesso nos anos 20 e depois algumas peças de teatro nos anos 30 com igual sucesso.

Há regressos ao passado que, quando são acompanhadas por leituras novas de outras pessoas, sabem bem, a um tempo em que ainda se acreditava na maior parte das coisas em que vale(ria) a pena acreditar. Em que se vislumbra e se revive parte do entusiasmo com que então se fazia de tudo um pouco (investigação, escrita, ensino) porque em tudo existia prazer e não dever.

 

(ao sábado, porque agora não há dispensas para estas coisas como na altura… agora é engolir as formações pré-formatadas e é se não quiserem pagar até os diplomas para ter umas horas prós créditos…)

3 thoughts on “Regresso Às Origens

  1. Boa tarde,Paulo
    Gosto de ler as suas opiniões neste blogue e todos os outros escritos de grande pertinência e qualidade cientifica.
    Revejo-me nesta ideia do pré-pré bolonhês. Também fiz mestrado ,num tempo em que as variáveis se conjugavam para a melhoria da profissionalidade docente. Atrevo-me a sugerir que me seja dada uma “equivalência ao grau de doutoramento”, quiçá!!!!Por vezes, também sinto vontade de voltar a outras origens.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.