A Máquina Em Movimento

O ME está com toda a força do aparelho que não implodiu (há áreas onde a implosão foi notória e quase sem remédio) e se tornou mera extensão operacional da ideologia do momento, a empurrar a agenda definida pelo SE Costa e a que o ministro Tiago parece aderir com uma assinalável falta de análise crítica. Esta semana andarão os dois por escolas do país a espalhar as palavras – desconhecidas até esta equipa chegar à 5 de Outubro – da “flexibilidade”, da “autonomia”, da “cidadania” e da “inclusão”. Não vou particularizar os casos que me são relatados mais em detalhe, mas as convocatórias à força de todos os professores e mesmo alunos de alguns estabelecimentos escolares são o melhor exemplo da abordagem flexível destas matérias e da “autonomia” como se concebe o exercício da “cidadania”. Professores e alunos são ajudados à força como a velhinha que não queria atravessar a estrada. Talvez fosse mesmo melhor, em especial num caso, informarem-se do que por lá se possa em termos de anquilosamento das práticas. No outro, continuo a achar que existe um evidente défice ao nível da consciência ética deste tipo de intervenções, que deveria impedir certas aparições, mas o melhor é desistir porque os tempos são de vale-tudo.

Entretanto, há quem rebole de prazer em formações oficiais não acreditas mas que permitem ficar com um “selo digital” [sic] como a que aqui deixo e está acessível na área exclusiva das direcções (Formação MOOC Flex).

Entretanto, um mês depois do arranque do ano lectivo, parece que começam a aperceber-se que a aplicação do 54/2018 não estará a ser tão pacífica como deveria e pede-se para, numa perspectiva de versão beta do diploma, as escolas reportarem os bugs.

DGE Inclus

 

2 thoughts on “A Máquina Em Movimento

  1. Este sketch dos marretas pode ser utilizado como versão exagerada do que se passa atualmente na nossa educação. A correspondência entre personagens fica ao critério de cada um, embora me pareça óbvio…

    Gostar

  2. E depois há pessoal que se mete a criar projectos e mais projectos para os colegas implementarem.

    Gostava de saber a redução no horário para tais projectos.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.