As aulas de 90 minutos para a petizada de 5º ano são verdadeiras maratonas, há que as animar com sessões do tipo “contador de histórias e sonhos” para se poder respirar. E depois não me venham dizer que isto e aquilo, aqueloutro e mais isto.
Se é importante ter este tipo de momentos? Sim, claro, mas ainda não encontrei a coluna correspondente nas grelhas das planificações que agora parecem ter voltado de forma firme e hirta aos inícios dos anos 90 do último século.
(quanto ao silêncio na sala, se for uma estratégia para o ensino é algo mau porque ser tradicional, mas se for na onda do mindfullness é bués de positivo e muito século xxv)
Ah ah ah Ruhe! Voltar aos 50 minutos vale bem a pena, quer para alunos, quer para professores!
GostarGostar
Das piores ideias que alguma vez se poderia ter tido… Isto vem de quem? Da Dona Lurdes? Já nem sei…
Infelizmente, a minha escola ainda as mantém; no entanto, parece haver, finalmente, cada vez maior consenso relativamente ao mal que fazem a alunos e a professores.
Se puderem, mudem imediatamente.
GostarGostar
Era uma ideia para o Secundário. Aplicaram no Básico e vai ficando.
GostarGostar
No meu agrupamento, há mts anos que voltámos aos 50 minutos.
GostarGostar
Idem, com resultados visíveis em termos da diminuição da indisciplina.
GostarGostar
“contador de histórias e sonhos”
Verifique-se a atenção com que alunos jovens e mais velhos as seguem e não as esquecem.
Aulas de 90m para este ciclo é inacreditável.
Mais uma vez, escrevi hoje no sumário: Não foi possível a actividade devido à falta de som e ao mau estado das colunas, etc. Plano A e B falharam)
Entra o plano C, com o manual ………
E estas são as condições do séc XX. Com professores e alunos do séc XXI.
Farta disto!
GostarGostar
Como eu a compreendo!!!
GostarGostar