Tinha-me Escapado Esta, Já Com Uns Dias

A peça é longa, tem muitas declarações, bem mais alinhadas do que a minha.

Paulo Guinote, professor há três décadas e autor do blogue “O meu quintal”, não alinha nesta visão positiva sobre as eventuais conquistas da sua classe. “As lutas valeram a pena? Depende muito da posição que cada professor tem na carreira, se está dentro ou fora dela. Para professores que estão na carreira, há 20 ou 30 anos, praticamente nenhuns resultados foram conseguidos nos últimos 10 anos com as variadas formas de luta dos sindicatos. Os únicos ganhos foram o fim da existência dos professores titulares — substituído por um regime de quotas em dois escalões que se calhar é até mais rígido — e houve alguns ganhos para professores contratados ou para aceder à carreira, como o fim da PACC. Para quem está efetivo nos quadros, os últimos anos não trouxeram qualquer melhoria na sua condição laboral, que até se tem degradado.”

O professor do 2.º ciclo do Ensino Básico não fez greve. “Acho que não é com a greve que se vai resolver. O que está em jogo é uma discussão do Orçamento do Estado ao nível das elites políticas. O Mário Centeno, o Jerónimo de Sousa e a Catarina Martins terão muito mais importância na resolução do problema do que uma adesão à greve de 110% ao estilo coreano”, sublinha Guinote.

Não aderir à paralisação não é sinónimo de concordar com a proposta do governo. Paulo Guinote já disse publicamente, num artigo de opinião do Público, que pretende rejeitar a bonificação de dois anos que o decreto-lei prevê. “Vou fazer os possíveis por recusar a bonificação. Se algo é incorreto, não se resolve com greves. É dizendo não, não aceitar esta ofensa. Não aceito que me digam que estive 9 anos numa carreira que não conta para nada. E não é o ordenado dos professores, que com 50 e tal anos levam 1500 euros líquidos, que leva o país à bancarrota.”

PGAPP

8 opiniões sobre “Tinha-me Escapado Esta, Já Com Uns Dias

  1. Abraço para si, Magalhães! (Permita-me, claro.)

    Parece-me ser uma pessoa “boa onda”. 😉

    Eu faço por pensar na Madre Teresa de Calcutá, a sério. 😊

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.