Entretanto, Fazem-se Outros Entendimentos

O PCP concorda com a gratuitidade dos manuais para todos os alunos, independentemente dos rendimentos? Será uma medida “justa e equitativa”?

OE2019. Manuais escolares passam a ser gratuitos até ao 12º ano

(…)

O líder parlamentar comunista, João Oliveira, congratulou-se com o acordo alcançado, embora “esteja ainda por operacionalizar a forma como a medida vai ser implementada no terreno”, a partir do ano letivo de 2019/20, ou seja, até setembro do próximo ano.

Até agora, os livros gratuitos abrangiam somente os 1.º e 2.º ciclos, ou seja, o ensino básico, alargando-se agora aos 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. Segundo estimativas dos comunistas, os custos da medida anunciada ascendem a “pouco mais de 100 milhões de euros”.

HAndshake

3 thoughts on “Entretanto, Fazem-se Outros Entendimentos

  1. A forma como a questão dos manuais escolares está a ser gerida é um escândalo. Neste aspeto, concordo com a Manuela Ferreira Leite. NÃO SÃO GRATUITOS! Alguém os paga. Todos os contribuintes, quer tenham filhos ou netos em idade escolar, quer não.

    O que estou a verificar este ano é que muitos alunos, nesta altura do campeonato, continuam sem livro. A mais de um mês depois do início das aulas, já próximo das primeiras avaliações escritas… Fazem o quê nas aulas e em casa, se não têm materiais? Nada. Não se passa nada. É a flexibilização no seu melhor. Não precisa de trabalhar, nem de se esforçar, nem de aprender! Isso é tudo muito démodé. Com muitos jeitinhos da inclusão, os meninos e as meninos passaram certamente. Ignorantes, pois. Um pais de ignorantes é o que interessa para o país ser facilmente governado por meia dúzia de chicos-espertos. Numa terra de tolos, quem tem olho é rei. Claro.

    Estou a falar de um concelho onde a câmara oferece os manuais até ao 12ºAno! O que se passa? Muitos papás e mamãs estiveram-se nas tintas no verão e nem se preocuparam a pedir os vouchers para os livros. Os livros que já foram oferecidos no ano passado e que, supostamente, deveriam ficar no final do ano letivo à guarda da escola para os alunos do ano letivo seguinte (este) simplesmente lá não estão. O que aconteceu? Ninguém pergunta. Ninguém quer saber. Pudera! Continuam todos a mamar do estado. As editoras esfregam as mães de contentes porque vão passar a receber uma renda vitalícia de 100 MILHÕES por ano!

    E viva o portugalito!

  2. Esta medida peca por tardia.
    Alias … digo mais onde está a abolição de propinas no ensino superior????

    As diferentes pessoas que aqui escrevem aqui neste blog nao pagaram um tusto pelas suas propinas no ensino superior publico. Isso foi importantíssimo para que muitos de vcs pudessem frequentarem este tipo de ensino.
    O ensino superior valoriza o país e as pessoas. É uma mais valia na produtividade de uma sociedade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.