Diz O Gajo Que Escreveu Que Os Professores Recebiam 25 Euros Por Exame Classificado E Nunca Teve A Coragem, Humildade Ou Dignidade Para Corrigir A Falsidade

“O Brasil, depois da vitória do Brexit e da eleição de Trump, vem provar a forma como as redes sociais estão a ameaçar os processos democráticos e a anular o debate político. Daqui a cem anos dirão que a civilização ocidental se suicidou através de um sistema em que a verdade passou a ser deturpada por uma rede que levou as pessoas a preferirem alimentar-se de mentiras e de falsidades instantâneas”, diz Miguel Sousa Tavares.

Os “processos democráticos” são ameaçados quando gente com informação e posição para fazer o seu trabalho de “jornalista”, mesmo que em forma de “opinião”, opta por omiti-la ou então transmiti-la de forma tendenciosa, por muito que se tente explicar-lhe isso. Quando existem órgãos de comunicação social que, sem o declararem em forma de editorial claro, alinham com narrativas de facção.

Por muito que o homem tenha um percurso duvidoso e sinuosos, mesmo que só seja verdade uma parte do que o tal “super-espião” conta sobre os últimos 25 anos das nossas “secretas” é de arrepiar qualquer um. E sim, tem muito a ver com a informação e a erosão da democracia.

Quando as “redes sociais” surgiram já muita comunicação social se tinha vendido a poderes passageiros, viagens pagas para cobrir eventos ou reportagens em locais exóticos sem qualquer interesse acrescido para os leitores. Assim como tinham trocado espaço “plantado” nas primeiras páginas por páginas de publicidade, perfis favoráveis de gurus, gestores ou empresários do momento como contraponto a patrocínios a grandes debates sobre o futuro de Portugal com os cromos de costume.

Panamás há muitos. Só que estão em paradeiro incerto.

F3.ChapeusHaMuitos

13 thoughts on “Diz O Gajo Que Escreveu Que Os Professores Recebiam 25 Euros Por Exame Classificado E Nunca Teve A Coragem, Humildade Ou Dignidade Para Corrigir A Falsidade

  1. Acho que também se aplica “há-des” fazer muitos amiguinhos, “há-des” ! Pululam Hades por gente que dá aulas e se diz licenciada em. Ponto. 😉

  2. “Panamás há muitos. Só que estão em paradeiro incerto.”
    E por lá devem ‘andar aos papéis’. 😉

    Entretanto, por cá, os ‘palermas’ enchem os papéis de balelas, porque têm bons ‘chapéus’.

    (Vasco Santana era um visionário. 😊)

  3. Talvez haja algo de bom nisto , a imprensa vai ter de mudar e tornar-se credível.
    Mais um serviço que vamos ter de pagar mais caro. Este fenómeno vai ser o que está em marcha em muitos outros sectores, se quisermos um produto melhorzinho vamos ter de ir à secção “gourmet”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.