Uma Questão de Chá

Hesito em criticar o conceito. Porque, confesso, há ali uma parte que me sensibiliza… a leitura como estratégia de sobrevivência. Mais interessante do que o mindfulness. Mas 25 horas… ao menos que seja com acesso a uma boa biblioteca. E discordo das restrições em termos de grupos de recrutamento…

Forma

15 thoughts on “Uma Questão de Chá

  1. Podíamos ir pela” falta de chá” ,nossa contemporânea. Ou, ao contrário, pela ritualização: o ritual do chá e o da leitura. Como ” O leitor incomum ” de Steiner, a partir de ” O Filósofo Leitor” de Chardin. Ou íamos para ” a Lentidão” de Kundera.
    Neste nosso tempo sem tempo.
    Do resumo do resumo; do título e do lead.
    Porque ninguém lê.
    Talvez 25 horas seja pouco, Paulo.

    Gostar

    1. Ninguém lê o tanas. Eu sou alguém e devoro livros, bons ou maus (o que só descubro lendo-os e não formando opiniões prévias). Ler é como respirar. E também gosto de chá, já agora. Verde, feito com a água a 70 graus e deixando a saqueta exactamente 3 minutos e não mais que 3 minutos.

      Ó Maria, ninguém lê? Nós, os leitores, somos cada vez melhores leitores. Não sei se somos mais ou menos, nem isso, se calhar, interessa. O que interessa é que lá fora o vento sopre, a chuva bata na vidraça e os magníficos escritores que a Humanidade ainda vai tendo…continuem a alimentar o nosso vício.

      Gostar

    1. Também havia um que nunca se enganava e raramente tinha dúvidas… Ou seria que nunca tinha dúvidas e raramente se enganava? Eu tenho muitas dúvidas e engano-me muitas vezes. Ainda bem.

      Liked by 1 person

  2. Chá nem por isso, mas os livros não dispenso, embora ultimamente os consuma menos. O terceiro escalão e o espaço cá em casa têm sido constrangimentos reais ao vício… Está quase toda transformada em ‘biblioteca’…

    Gostei da consciência da coisa: “a leitura (…) como forma de aprender a recriar e a sobreviver na sociedade do séc. XXI”.
    É mesmo isso que quem gosta de ler também encontra nos livros: uma forma de sobreviver a certos aspetos da sociedade…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.