Pluralismo

Na mesma edição em que olhares mais críticos sobre o presente em algumas áreas da Educação (e como aqui chegámos) como o de Carlos Fiolhais ou mesmo o meu, surge um texto do ex-secretário de Estado da Educação e depois administrador do Grupo Leya; Jorge Pedreira, que agora apenas se assina “Professor da Universidade Nova”. Nesse texto, Pedreira escreve, como outros teorizadores da carreira docente na área do PS, sobre a necessidade de reconfigurar a carreira docente e, no fundo, aplainá-la, reduzindo as possibilidades de progressão, alegadamente através da valorização dos escalões mais baixos e amputação no ritmo de chegada ao “topo”. No fundo, uma teoria que ouvi a várias “personalidades” (do PS ao CDS, mas com alguns ecos no Bloco, sempre defensor da igualdade sem ver como) e que se baseia numa carreira com menos escalões e mais longos, cujo objectivo é apenas – por muito que digam o contrário – reduzir a progressão salarial dos docentes.

Não sei bem porque Jorge Pedreira decidiu escrever sobre este assunto, depois do período em que andou por pastagens mais verdes a administrar interesses que antes tutelava. Nós lembramo-nos dele, da equipa a que pertenceu, de tudo o que fizeram e que deixaram, mesmo que os “titulares” tenham formalmente desaparecido. Claro que Jorge Pedreira tem todo o direito a escrever o que bem acha sobre um assunto que fez parte da sua área de intervenção como governante. Até porque agora usa uma linguagem aceitável relativamente à que recorria há uma década para se referir aos professores. É a vantagem do texto impresso. Parece fazer recolher algumas garras retóricas a quem quer parecer bem. Mas isso não chega. Porque continuam lá passagens demagógicas que nos fazem lembrar tempos muito obscuros, aqueles tempos em que muita gente que quero acreditar de “bem” fez tudo por não ver muito do que se passava em seu redor. Ou pior… via e fazia que não para governar a vidinha.

Sim foi uma festa, pá!

maria-lurdes-rodrigues-pedreira-valter-lemos-marretas1

6 thoughts on “Pluralismo

  1. Foi tudo porreiro ,pá! Do ME para a editora, do Mec para o GPS. Tudo tem mamado à vontade, mas os professores é que ganham demais e dão despesa.
    O meu verdadeiro problema nem é com o que ele diz, mas com o facto de estes tipos serem como o teflon… nada lhes pega, de reaparecerem, sempre à espreita, para qualquer servicinho e de ainda haver gente que lhes dê tempo de antena.

    Gostar

    1. Falando em escalões, porque é que há aqueles entre nós que continuam a fazer contas a quando pode ser aplicada a bonificação, até em casos em que já existe bonificação devido a desempenho muito bom ou excelente? Não faria muito mais sentido estarmos a falar da eliminação das cotas pura e simplesmente?

      Gostar

  2. “(…) e que se baseia numa carreira com menos escalões e mais longos, cujo objectivo é apenas – por muito que digam o contrário – reduzir a progressão salarial dos docentes.”,
    que é como quem diz – carreira única da função pública.

    Mais uma santíssima trindade lusitana que teima em brindar-nos com aparições pouco sagradas: MLRodrigues, VLemos e Pedreira. Que Deus nos acuda! ☹️

    Gostar

    1. Ana,
      Que aparição…este Pedreira, meio gago,tinha um sorriso… O Valter…e a Milú… Que trio !
      Tempo horrível com repercussão na Escola dos nossos dias. Falsos, conseguiram dar cabo de tudo , obediência total ao falso eng.

      Gostar

      1. Pois foi, Magalhães! Tempos de má memória…

        O polvo era tão grande que, de facto, estendeu os seus tentáculos até aos dias de hoje.

        Falso engenheiro, ministros da educação endemoninhados contra os professores, políticos da treta, mas a verdade é que eles “andem” aí a tomar conta das suas vidinhas e nós estamos cada vez mais “tramados”…

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.