4ª Feira

Ao contrário da opinião de alguns inveterados optimistas na bondade natural da natureza humana (excepto se os humanos forem professores), há dias em que a maioria dos alunos de uma turma pura e simplesmente se estão nas tintas para realizar qualquer “aprendizagem”, seja qual for a “metodologia” em aplicação ou mesmo se estivermos em equilibrismo pedagógico entre diferentes abordagens. Nesses casos, acho que o melhor é mesmo não forçar e partilhar com esses alunos o desrespeito que estão a revelar por a) eles próprios; b) pelos colegas que querem aprender algo; c) o professor que está ali, já sabemos que não para “ensinar” (isso é arcaico) mas para orientar as suas “aprendizagens”.

Mas, repito, por muito que me tente modernizar, há sempre algum arcaísmo na minha mundivisão.

nadia

6 opiniões sobre “4ª Feira

    1. Uma sugestão que merece ponderação, pois a realidade é que já pariram muitos especialistas tão inchados de pedagoguês quanto vazios de conhecimento.
      Mas, depois as típicas capelinhas iam ter que se despromover a ir dar aulas no ensino básico e secundário. E sabemos que isso está reservado aos reles zecos.

      País das maravilhas.

      Gostar

  1. O especialista Homem Cristo, que ontem tornou a botar faladura acerca dos professores no Observador, certamente saberá a resposta. Ele é que sabe, o grande Educador e Teorizador das Ciências da Educação e afins. Temos que o consultar…. not.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.