Ao contrário da opinião de alguns inveterados optimistas na bondade natural da natureza humana (excepto se os humanos forem professores), há dias em que a maioria dos alunos de uma turma pura e simplesmente se estão nas tintas para realizar qualquer “aprendizagem”, seja qual for a “metodologia” em aplicação ou mesmo se estivermos em equilibrismo pedagógico entre diferentes abordagens. Nesses casos, acho que o melhor é mesmo não forçar e partilhar com esses alunos o desrespeito que estão a revelar por a) eles próprios; b) pelos colegas que querem aprender algo; c) o professor que está ali, já sabemos que não para “ensinar” (isso é arcaico) mas para orientar as suas “aprendizagens”.
Mas, repito, por muito que me tente modernizar, há sempre algum arcaísmo na minha mundivisão.
Talvez algumas Escolas de Educação pudessem ser fechadas, com evidentes ganhos ( ou exportadas para determinados paraísos…)!
GostarGostar
Uma sugestão que merece ponderação, pois a realidade é que já pariram muitos especialistas tão inchados de pedagoguês quanto vazios de conhecimento.
Mas, depois as típicas capelinhas iam ter que se despromover a ir dar aulas no ensino básico e secundário. E sabemos que isso está reservado aos reles zecos.
País das maravilhas.
GostarGostar
O especialista Homem Cristo, que ontem tornou a botar faladura acerca dos professores no Observador, certamente saberá a resposta. Ele é que sabe, o grande Educador e Teorizador das Ciências da Educação e afins. Temos que o consultar…. not.
GostarGostar
Eu gostava de assistir a umas aulinhas dele.
Alguém sabe em que escola básica ou secundária é que ele dá aulas?
😀
GostarGostar
Alice, deve dar aulas no Agrupamento de Escolas “Alice no País das Maravilhas”. 😉
Não é chacota com o seu nome!
GostarGostar
Venha daí essa chuva , telhas a voar e água a alagar tudo.
🌧️☔☔☔🌧️
GostarGostar