Os “Professores do Ensino Básico” Serão “Quadros Inferiores”?

De um inquérito que me surgiu ao abrir a página do Público:

Inquerito

Quando um professor e logo do “Secundário” está abaixo de um “consultor”, “sócio gerente” ou outros licenciados, percebe-se a mentalidade de quem concebe estas coisas…

15 opiniões sobre “Os “Professores do Ensino Básico” Serão “Quadros Inferiores”?

  1. As “taxonomias , tal como as que estão inscritas nesta pagela , é obra de um qualquer que as escreveu, abusivamente . Adiante.
    Agora, num outro contexto – seja numa organização/ empresa , seja na classe docente (ECD) ou outra – as diferenciacões Têm de existir – teremos de atender aos conteúdos funcionais, fáceis de descortinar . Contudo, a terminologia (superior ou inferior) causa-me algum embaraço. Mas as diferenças , como a existência das bruxas, “que as ay .., ay ” . ( e ai do “meu” espanhol ).

    Gostar

  2. É um facto. A sociedade atribui essa função à educação. Até porque já percebeu que de nada valerá aos petizes a escolaridade obrigatória. A culpa não é do labrego que fez o inquérito. Se ele tivesse colocado isto como questão (“Numa escala de 1 a 7 ordene as seguintes classes profissionais) a malta respondia provavelmente o mesmo.

    Gostar

    1. Um disparate total..
      Mas voltando ao tempo de serviço. Já aqui postei um comentário sobre se queremos mesmo a solução apresentada para a Madeira. Sei que tudo é melhor que os tais 2 anos mas a proposta é só ligeiramente diferente da defendida pela Pro Ordem. E só aplicável a 1 de setembro de 2019! … Por favor! Tem mesmo que haver uma proposta intermédia sob pena do Costa começar o ano a rir às gargalhadas. Pena que o PR não tenha defendido o respeito pelos professores no dia que era deles e que foi antecedido pela vergonhosa publicação de um decreto que afinal anda por aí…

      Gostar

  3. Paulo, eu já uma vez pedi um esclarecimento – e não recebi resposta – acerca do meu “enquadramento”, pois sou professora do 3.º ciclo e do secundário, isto é, sou técnica especializada e quadro médio: sou ubíqua. Acho que este inquérito merecia resposta adequada. A base é o vencimento? As habilitações literárias? O “prestígio social”? A importância da função? Enfim!

    Gostar

  4. O prof é inferior em tudo. É visto como um mal necessário … por enquanto…. até aparecerem umas “Sofias” da inteligência artificial para os substituir (já agora, poderiam vir em versão Barbie e Ken?) Enquanto isso não acontecer, é objeto de troça, humilhação, vexame e desprezo, a toda a hora e por todos, começando pela tutela e, aparentemente, pelo Macselfie, que não ata nem desata.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.