Espanto, Admiração e Sincera Incredulidade

Mas a grande “festa” da ministra preferida de Sócrates foi “contaminada”? Não posso acreditar… se tivesse sido assim, não posso crer que alguém tão atento à sua área de governação não desse por nada e não denunciasse coisas que cedo algumas más-línguas pérfidas andaram por aí a insinuar.

Recuso-me terminantemente a aceitar que tal se tenha passado e se alguma vez escrevi algo em contrário é porque estava sob a influência de excesso de fumo de barba de milho com oregãos. Porque acho impossível qualquer das alternativas, ou seja, nem posso crer que a ministra maravilha desconhecesse algo tão relevante e que movimentava tanto dinheiro numa altura em que ela se mostrava tão preocupada em ajustar a despesa, nem que, se desconfiava de algo, tenha ficado caladinha só para manter o lugar e garantir a posterior ascensão.

A Polícia Judiciária está a investigar suspeitas de subornos na Parque Escolar. O “Correio da Manhã” explica esta quarta-feira que em causa estão alegados pagamentos de empreiteiros a altos funcionários da empresa pública, criada em 2007 pelo então primeiro-ministro José Sócrates e cujo objetivo era a requalificação de 332 escolas em todo o país.

O esquema passava, refere o jornal diário, por viciar as regras da contração pública. Aos envolvidos rendia milhões, enquanto as restantes construtoras concorrentes e o Estado saíam lesados.

Na terça-feira, várias pessoas foram constituídas arguidas na sequência de dezenas de buscas realizadas pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção a empresas e casas particulares de atuais e antigos responsáveis da Parque Escolar e de coordenadores das empresas de construção civil. Em causa estão os crimes de corrupção passiva, no caso dos decisores públicos, e de corrupção ativa, no caso dos empreiteiros.

SocMLR

(e, sim, estendo a minha incredulidade a outros governantes da altura, políticos experientes que teriam certamente detectado se algo assim se tivesse passado…)

8 thoughts on “Espanto, Admiração e Sincera Incredulidade

    1. Concordo inteiramente com esta afirmação. Como é possível esta senhora ser reitora de uma universidade? Olhem para o Teixeira dos Santos, que só fez merda no BPN e deixou os portugueses a pagar uma fortuna. Este homem era para estar preso e na miséria! Para não falar no zarolho da Segurança Social. Quando oiço aqueles comentadores de m…. a dizerem na televisão que a opinião pública não é favorável à contagem de todo o tempo de serviço. Aonde vamos parar?

      Gostar

  1. E querem apostar que no final do processo NADA se prova e NINGUÉM vai ser acusado ou punido?

    Já não me entusiasmo com investigações de suspeitas…

    Os envolvidos ter-se-ão, por certo, precavido, tomando todas as medidas no sentido de ocultar as suas acções, porventura ilícitas…

    E como estamos na mais ocidental “República das Bananas” não corremos, certamente, o risco da Justiça efectivamente funcionar, permitido ressarcir os contribuintes portugueses, lesados em milhões de euros por gente ardilosa e corrupta…

    Náusea e sensação de “déjá vu”, apenas isso…

    Gostar

  2. Ao menos evitou-se a polémica e o atraso na execução. De outro modo estaríamos como no S. João com a oposição a exigir um ajuste directo. Ficou tudo resolvido à mesa do almoço e fez-se a obra na escola.
    A autoridade da concorrência é a única que tem de intervir no caso relatado.

    As empresas deveriam publicitar as verbas pagas a facilitadores para que haja transparência no mercado.

    O estado deveria ser obrigado a abrir concurso e consultar pelo menos 3 empresas para saber quanto estariam dispostas a pagar de luvas para que haja transparência na contratação pública.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.