Pelo menos é a conclusão lógica do que se afirma. Falta ousadia às propostas. Eu lecciono o 2º ciclo e também acho que é uma redundância a existência de dois ciclos entre o 5º e o 9º ano e que um ciclo de cinco anos permitiria eliminar redundâncias nos conteúdos e abordá-los de uma forma diferente, sem precisar de flexibilidades e malabarismos.
Mas, se tudo é obrigatório… que tal apenas um ciclo? Acabavam-se as transições… até porque, como um dos argumentos é financeiro e não pedagógico, bastava meterem um professor a dar tudo e outros a fazerem uns biscates no resto, tipo aec com saco azul (ou da cor que gostarem mais, conforme a associação ou autarquia).
As taxas de retenção e desistência têm vindo a diminuir nos últimos anos, tendo atingido no ano letivo de 2016/2017 o valor mais baixo da última década em todos os três ciclos de ensino.
No entanto, olhando para o relatório divulgado, percebe-se que é nos anos de transição de ciclo (5.º e 7.º) que os alunos apresentam mais dificuldades e acabam por ficar retidos, uma realidade que continua a preocupar o CNE.
O ideal seria a instauração da ciclotimia: um ano a inflaccionar notas outro de baixa.
GostarGostar
Já que o que interessa é o dinheiro e o produto final…O sns dá despesa e no final morremos todos…então por que não acabar com o mesmo?!
GostarGostar
Sem entrar no 8 e no 80, creio sinceramente que algo já se devia ter pensado sobre os actuais ciclos de escolaridade.
O mesmo se passa com as aulas de 90m para alunos tão jovens e que muitas escolas teimam em manter. A resposta que obtenho, sempre que se levanta essa questão, é aquele coisa de as aulas não poderem ser expositivas e tal e mais a flexibilidade e os projectos e outras coisas que tais.
Ó colega, dê aulas mais práticas, flexibilize….e assim já os miúdos aguentam os 90m sobre os 90m e assim sucessivamente. Mude a sala de aula, reorganize o espaço, tudo em grupos e colaboração constante, com turmas de 28 a 30 alunos, onde nem sequer se pode passar entre as mesas e cadeiras sem tropeçar em algo ou pisar os pés aos gaiatos.
E depois queixam-se da conversa, distracção, conflitos e indisciplina!
Pois!
GostarGostar
As patinadoras russas entraram numa campanha de striptease durante as actuações para tornarem este desporto mais apelativo. Quiçá …
GostarGostar
Essas contas estão mal. Há muito insucesso no 10º ano, só que as anulações de matrículas não contam como chumbo ou abandono escolar. Alguns alunos arrastam-se pendurados por disciplinas a fazer/repetir em exame.Muito sucesso, portanto.
GostarGostar
Ou então eliminem-se os 12 anos e fica o problema basicamente eliminado. 😌
GostarGostar
O melhor comentário, perdoem classificar, mas … é excelente. Só há um problema, a criminalidade aumentaria. Assim de repente, parece-me que é a única razão para não terem pensado nisso com olhos de ‘aprender’.
GostarGostar