Um Ciclo de 12 Anos Eliminaria Esse Problema

Pelo menos é a conclusão lógica do que se afirma. Falta ousadia às propostas. Eu lecciono o 2º ciclo e também acho que é uma redundância a existência de dois ciclos entre o 5º e o 9º ano e que um ciclo de cinco anos permitiria eliminar redundâncias nos conteúdos e abordá-los de uma forma diferente, sem precisar de flexibilidades e malabarismos.

Mas, se tudo é obrigatório… que tal apenas um ciclo? Acabavam-se as transições… até porque, como um dos argumentos é financeiro e não pedagógico, bastava meterem um professor a dar tudo e outros a fazerem uns biscates no resto, tipo aec com saco azul (ou da cor que gostarem mais, conforme a associação ou autarquia).

Para a presidente do CNE, Maria Emília Brederode Santos, deveria ser repensada a organização do ensino básico, atualmente dividido em três ciclos, “designadamente a velha questão do 2.º ciclo [um ano para entrar e outro para sair, dadas as dificuldades assinaladas nos anos de transição”, lê-se na introdução do relatório Estado da Educação 2017, esta quarta-feira divulgado.

As taxas de retenção e desistência têm vindo a diminuir nos últimos anos, tendo atingido no ano letivo de 2016/2017 o valor mais baixo da última década em todos os três ciclos de ensino.

No entanto, olhando para o relatório divulgado, percebe-se que é nos anos de transição de ciclo (5.º e 7.º) que os alunos apresentam mais dificuldades e acabam por ficar retidos, uma realidade que continua a preocupar o CNE.

7 respostas para ‘Um Ciclo de 12 Anos Eliminaria Esse Problema

  1. Sem entrar no 8 e no 80, creio sinceramente que algo já se devia ter pensado sobre os actuais ciclos de escolaridade.

    O mesmo se passa com as aulas de 90m para alunos tão jovens e que muitas escolas teimam em manter. A resposta que obtenho, sempre que se levanta essa questão, é aquele coisa de as aulas não poderem ser expositivas e tal e mais a flexibilidade e os projectos e outras coisas que tais.

    Ó colega, dê aulas mais práticas, flexibilize….e assim já os miúdos aguentam os 90m sobre os 90m e assim sucessivamente. Mude a sala de aula, reorganize o espaço, tudo em grupos e colaboração constante, com turmas de 28 a 30 alunos, onde nem sequer se pode passar entre as mesas e cadeiras sem tropeçar em algo ou pisar os pés aos gaiatos.

    E depois queixam-se da conversa, distracção, conflitos e indisciplina!

    Pois!

    Gostar

  2. Essas contas estão mal. Há muito insucesso no 10º ano, só que as anulações de matrículas não contam como chumbo ou abandono escolar. Alguns alunos arrastam-se pendurados por disciplinas a fazer/repetir em exame.Muito sucesso, portanto.

    Gostar

    1. O melhor comentário, perdoem classificar, mas … é excelente. Só há um problema, a criminalidade aumentaria. Assim de repente, parece-me que é a única razão para não terem pensado nisso com olhos de ‘aprender’.

      Gostar

Deixe uma Resposta para Ana A. Cancelar resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Google

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Facebook

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.