Um Ciclo de 12 Anos Eliminaria Esse Problema

Pelo menos é a conclusão lógica do que se afirma. Falta ousadia às propostas. Eu lecciono o 2º ciclo e também acho que é uma redundância a existência de dois ciclos entre o 5º e o 9º ano e que um ciclo de cinco anos permitiria eliminar redundâncias nos conteúdos e abordá-los de uma forma diferente, sem precisar de flexibilidades e malabarismos.

Mas, se tudo é obrigatório… que tal apenas um ciclo? Acabavam-se as transições… até porque, como um dos argumentos é financeiro e não pedagógico, bastava meterem um professor a dar tudo e outros a fazerem uns biscates no resto, tipo aec com saco azul (ou da cor que gostarem mais, conforme a associação ou autarquia).

Para a presidente do CNE, Maria Emília Brederode Santos, deveria ser repensada a organização do ensino básico, atualmente dividido em três ciclos, “designadamente a velha questão do 2.º ciclo [um ano para entrar e outro para sair, dadas as dificuldades assinaladas nos anos de transição”, lê-se na introdução do relatório Estado da Educação 2017, esta quarta-feira divulgado.

As taxas de retenção e desistência têm vindo a diminuir nos últimos anos, tendo atingido no ano letivo de 2016/2017 o valor mais baixo da última década em todos os três ciclos de ensino.

No entanto, olhando para o relatório divulgado, percebe-se que é nos anos de transição de ciclo (5.º e 7.º) que os alunos apresentam mais dificuldades e acabam por ficar retidos, uma realidade que continua a preocupar o CNE.

7 thoughts on “Um Ciclo de 12 Anos Eliminaria Esse Problema

  1. Sem entrar no 8 e no 80, creio sinceramente que algo já se devia ter pensado sobre os actuais ciclos de escolaridade.

    O mesmo se passa com as aulas de 90m para alunos tão jovens e que muitas escolas teimam em manter. A resposta que obtenho, sempre que se levanta essa questão, é aquele coisa de as aulas não poderem ser expositivas e tal e mais a flexibilidade e os projectos e outras coisas que tais.

    Ó colega, dê aulas mais práticas, flexibilize….e assim já os miúdos aguentam os 90m sobre os 90m e assim sucessivamente. Mude a sala de aula, reorganize o espaço, tudo em grupos e colaboração constante, com turmas de 28 a 30 alunos, onde nem sequer se pode passar entre as mesas e cadeiras sem tropeçar em algo ou pisar os pés aos gaiatos.

    E depois queixam-se da conversa, distracção, conflitos e indisciplina!

    Pois!

  2. Essas contas estão mal. Há muito insucesso no 10º ano, só que as anulações de matrículas não contam como chumbo ou abandono escolar. Alguns alunos arrastam-se pendurados por disciplinas a fazer/repetir em exame.Muito sucesso, portanto.

    1. O melhor comentário, perdoem classificar, mas … é excelente. Só há um problema, a criminalidade aumentaria. Assim de repente, parece-me que é a única razão para não terem pensado nisso com olhos de ‘aprender’.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.