O Beco Terá Saída?

Desconfio que em termos políticos não tem. Porque nos últimos meses tenho praticamente a certeza que António Costa fez mais declarações de tipo “definitivo”, em poucos meses, sobre a disputa com os professores do que José Sócrates há uma década. Parece uma espécie de linha vermelha, de ponto de honra, de promessa feita a alguém no leito final… fala com uma intensidade e um desprezo pelo significado das palavras e factos (recusa-se a dar aos professores “mais” do que aos outros funcionários públicos, como se isto estivesse sequer em causa) que não se lhe encontra em tanta outra coisa que o mereceria, em que até sabe sorrir, mesmo nos maiores descalabros. E não me adianta virem dizer que “os outros” é que eram piores. Porque isso é apagar que ele esteve no governo do primeiro congelamento que nem quer reconhecer.

Encara a questão do tempo de serviço docente como se um vietname indesejável se tratasse. Parece-me que há ali algo que transcende o político, irrompendo para uma irracionalidade que só se entende numa análise de outro tipo. Não é normal que alguém que pretende legislar de forma unilateral e tem poder para isso, acuse a outra parte de apresentar uma posição “ditatorial”. Mesmo se sou daqueles, ao contrário de quem o considera um comunicador político de excelência, que acha que ele se expressa em regra muito mal, tanto em vocabulário como em atropelo de regras muito simples do Português, mesmo o do acordo.

Por isto e não só, estou plenamente convicto que nenhuma solução mais favorável às reivindicações docentes será conseguida com uma colaboração mínima de António Costa. Porque já meteu demasiada língua no assador, qualquer coisa que seja diferente do decreto em trânsito será uma enorme queimadela. E ele sabe isso.

Antero

 

5 thoughts on “O Beco Terá Saída?

  1. Concordo. Tem sido absolutamente claro. Ao menos que faça obras na IP3. Mas também já se sabia que não seria com o que lhe sobraria da teima contra professores que o faria. Ao menos que fique claro que não temos a culpa dos acidentes que ocorrem pelo país fora. Quanto ao resto que referes, é tão mais complexo, que me abstenho de comentar, não percebo nada de nada … Quase nada.

    Gostar

  2. O homem foi ministro do Sócrates e só por isso podemos ter uma ideia do calibre do seu argumentário e do seu aparelho ético.
    Continua, tal como o se mestre garnizé, a governar através da máxima ‘dividir – cá está…- para reinar’-. Os comentadeiros da praça acham isso genial e prova de capacidade argumentativa espetacular. O Costa não é velhaco, ao fim e ao cabo, o que o rapaz é é habilidoso.
    ‘Temos um primeiro ministro muito habilidoso’, ouve-se muito por aí.
    Tão habilidoso, digo eu, que sou uma supina e certificada besta,

    Gostar

    1. ´digo, tão habilidoso, que os juízes, certamente escaldados, só falam com o cavalheiro e seus cometas, por escrito.
      Ao que parece, os comentadeiros cá da praça acham isto tudo normal. Nem uma palavra sobre este ultraje… ou então, entre ‘pessoas de bem’, isto não é nenhum ultraje: é mais uma habilidade.
      Isto, pá, gente coisa, é outra fina.

      Gostar

  3. Os milhões necessários para a reposição integral do tempo de serviço, faseadamente ou não, certamente já estão prometidos a outros destinatários. E estes, que serão muito poucos, terão uma importância infinitamente superior à dos insignificantes professores no asqueroso jogo de xadrez que movimenta os milhares de milhões de euros do Estado. Contas por baixo, a brincadeira ao longo destes anos já me subtraiu uns 20 mil euros de rendimentos – o meu contributo pessoal e involuntário para o bolso de meia dúzia de… de… coiso… E o Costa quer garantir que continuo a contribuir.

    Gostar

  4. Concordo a 100% !
    Uma “mula”velha, mas mesmo muito mula , que sempre escondeu o que pensava e pretendia fazer … adiando com um sorriso de amigo para … toca a ganhar tempo aos totós sindicais …agora apresenta discurso com voz grossa. Baralha, baralha tudo de forma intencional.
    Triste !

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.