O Total Esvaziamento Da Actualização Científica Na Formação Contínua

Há que reconhecer a coerência do esforço do SE Costa na terraplanagem de qualquer  dimensão exclusivamente científico-disciplinar da formação contínua dos professores, considerando que o que faz falta é doutrinar a malta no 54 e 55.

O despacho n.º 779/2019, que “define as prioridades de formação contínua dos docentes, bem como a formação que se considera abrangida na dimensão científica e pedagógica” é uma peça central no esvaziamento de qualquer pretensa “autonomia” dos docentes na sua formação contínua e o seu afunilamento para a doutrinação ideológica no neo-eduquês.

A cereja no bolo é considerar no âmbito da “dimensão científico-pedagógica”, para elementos das direcções e das chefias intermédias, as áreas de:

a) Formação educacional geral e das organizações educativas;

b) Administração escolar e administração educacional;

c) Liderança, coordenação e supervisão pedagógica.

O horror ao Conhecimento e ao que o vai enriquecendo a par do deleite com a forma das coisas e a sua representação burrocrática ficarão como a marca d’água deste governante, que é, para todos os efeitos, quem decide o que o titular da pasta se demitiu de fazer. Mas o plano sempre foi esse.

dog-leash-1

4 thoughts on “O Total Esvaziamento Da Actualização Científica Na Formação Contínua

  1. A cada dia que passa, torna-se mais difícil estar na escola. Tornou-se uma humilhação permanente e alguma esperança que residia ainda na incredulidade de tanto erro, desvanece-se dia a dia. Gostava muito de me vir embora. Sou ainda feliz na sala com os meus alunos; agarro-me a isso, teimosamente.
    Mas os bárbaros chegaram e aqui se instalaram nessa torpeza da destruição de tudo o que é sério, e inteligente, e elevado e bom.
    Alexandria tão longe e tão perto.
    ” No pasarán”.
    “No pasarán” ?

    Gostar

    1. Pois eu já nem na sala de aula consigo ser feliz! Os alunos são cada vez mais o espelho do que o ME quis fazer do ensino e da escola e também são o fruto da sociedade que dizem ser civilizada e tecnologicamente evoluída!

      Gostar

  2. Nunca se assistiu a um ataque à escola pública como agora, neste governo socio-comuna. O futuro está condenado. O país ficará nas mãos daqueles que tiverem dois dedos de testa e algum dinheiro para alimentar o privado. Sim. Alguém quer, conscientemente, este regabofe para os seus filhos? Coitados dos outros.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.