Pelo Público

O texto foi enviado ainda antes do anúncio da intervenção no topo do IAVE, organismo teoricamente “autónomo” (bem ou mal, é outra coisa), desde que passe a fazer provas e exames ao sabor do governante do momento.

A autonomia é uma miragem

Tomada pelo seu valor facial, esta retórica levaria a acreditarmos na chegada de uma era dourada sem igual na Educação.

PG PB

8 thoughts on “Pelo Público

  1. A Secretária de EducaçãoTrabalhista, Angela Rayner, disse: “As metas de recrutamento de professores foram perdidas por seis anos consecutivos e os professores estão deixando a profissão em números recordes.

    “Nada nesta estratégia irá reverter anos de cortes salariais em termos reais e os enormes cortes nos orçamentos das escolas que tornaram impossível para as escolas recrutarem o pessoal de que necessitam.”

    **google tradutor

    Gostar

    1. Já pensou meter o nariz no rabo de algum dromedário? Talvez lhe passe a cheirar a outra coisa… 🙂

      Por outro lado, penso que numa de “competência para o século XXI”, exigir-se-ia mais imaginação do que apenas “coisa de cama”. Nota-se que a sua visão é muito oitocentista… e olhe que havia oitocentistas bem avançados…

      Gostar

  2. Mais um excelente texto!

    Na minha opinião, a chave da “coisa” está resumida de forma e objetiva e clara (à prova de totós, de retóricos, de lunáticos e seres afins) está aqui:
    ” Só que o problema é quando passamos da análise das declarações públicas para os normativos publicados, para as “ferramentas” legislativas que, no concreto, são a clara antítese de uma garantia de autonomia para as decisões ao nível da escola ou da sala de aula.”

    Democracia “low cost”, saúde “low cost”, escola “hiper low cost” e é isto o retrato de um país à beira de encerrar para balanço, para não dizer implosão…

    Gostar

  3. Excelente análise! O último parágrafo diz tudo! Felizmente há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que denuncia, há sempre alguém que faz serviço público! Obrigada!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.