11 thoughts on “Uma Outra ILC

    1. Ninguém deixou acontecer, foi imposto ILEGALMENTE e INCONSTITUCIONALMENTE pelo Poder Político, inclusivamente violando a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados.
      Até à entrada em vigor, deram entrada na Assembleia da República 27 pareces sobre o Acordo Ortográfico, dos quais 25 eram contra. Mesmo assim, a AR aprovou esta Aberração, tendo em consideração um único parecer, de Malaca Casteleiro, co-autor do mesmo.
      Quanto às crianças que estão a aprender a escrever este “Crioulo Estatal”, o que não é justo é terem imposto esta Aberração que simplesmente afastou a raiz da sua ortografia das outras Línguas Europeias e agora começam a dar erros crassos que não davam antes…
      Francês:
      – architecte… Por architete
      – etc…
      Inglês:
      – action… Por ation
      – electric… Por eletric
      Etc, etc….

      Gostar

      1. Pretor@, e obrigarem-nas a adoptar essa grafia que nem os pais sabiam e os professores não dominavam (nem ninguém, a julgar pelos erros que não eram frequentes como agora (mesmo no Diário da República)? Ninguém deixou acontecer, foi uma imposição do Estado sem admitir réplica e sem ter passado por qualquer debate digno desse nome.

        Gostar

  1. Estou um pouco dividida quanto a este assunto… O timing parece-me um pouco tardio, mas também não tenho legitimidade para o criticar, pois não fiz nada de significativo para que o “novo” AO não entrasse em vigor. Limitei-me a resistir à sua observância enquanto pude, o que, assumo, é muito pouco para achar muito mais do que aquilo que disse atrás.

    De qualquer modo, não posso deixar de felicitar aqueles que conduziram esta iniciativa cívica.

    (As iniciativas legislativas de cidadãos não passam de um pro-forma da parte de quem as “instituiu”… Na verdade, não lhes interessa nada o que os cidadãos pensam, nem querem dar verdadeira voz à população. Mas, lá está, fica sempre bem a um país que se diz democrático disponibilizar este tipo de “ferramentas”).

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.