Portalegre/Educação: Ariana Cosme reúne professores e psicólogos para “transformar a escola”
Cerca de uma centena de professores e psicólogos do distrito de Portalegre vão participar, sábado, numa sessão de trabalho centrada na Educação Inclusiva.
Ariana Cosme, professora de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto e autora de obras sobre a reconfiguração da profissão docente, vai estar em Portalegre para trabalhar com os docentes e “ajudar” a mudar a prática de sala de aula, mudando o paradigma educativo.
Em declarações à Rádio Portalegre, Luísa Moreira, do Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano (CEFOPNA), promotor da iniciativa, disse que “o que está em causa é uma transformação absoluta do que é o mundo da escola”.
Segundo a professora, esta transformação pretende “olhar a escola centrada em cada aluno, construindo um plano de aprendizagem individual”.
A sessão de trabalho, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), vai decorrer sábado no anfiteatro do agrupamento de escolas do Bonfim, em Portalegre, entre as 9h30 e as 17h30.
(isto “semos” nós, os que ainda não captaram o espírito do novo paradigma transformador inclusivo reconfigurado)
Eu burra me confesso. Mais: “paradigma transformador inclusivo reconfigurado” parece-me um bom título para um filme de terror.
GostarGostar
😊
Tem razão, mihranda! Supera Hitchcock…
Até a língua se enrola para proferir semelhante “ramalhete”. 😷
GostarGostar
A seguir virá a reencarnação assistida?
GostarGostar
😊
Devedor, é melhor não dizer isso muito alto… 😉 Ou corre o risco de ser acusado de ser o mentor do DL 56.
GostarGostar
Plano de aprendizagem individual. Passemos adiante um professor elaborar 200 ou mais PAI (Planos de Aprendizagem Individual) e centremos-nos noutra coisa: esse PAI não irá fazer com que as desigualdades que os FILHOS arrastam quando chegam à escola se acentuem?
Ainda noutro dia disse numa reunião de departamento que os psicólogos, entre outros, tinham invadido a escola e sobreposto à classe docente. Em suma, toda a gente percebe de educação, exceto… os professores, como é óbvio.
GostarGostar
Adoro o “plano de aprendizagem individual” e adorarei ainda mais se for definido pelo próprio aluno e encarregado de educação! Os professores que não sigam as orientações e a vontade superior dos iluminados discentes deverão ser sujeitos a falta disciplinar com suspensão de 3 dias, no mínimo! Este maravilhoso mundo novo educacional vem dar o empurrão final a uma escola que está em processo de afogamento há algum tempo. O currículo self-service em todo o esplendor: o paradigma da escola obrigatória e da aprendizagem facultativa. Os velhos professores são um entrave a esta deriva pós moderna, só os pedagogos do século XXI estarão habilitados a proporcionar a felicidade instantânea aos petizes ao mesmo tempo que lhes enfiam no “bucho” as competências para os empregos que ainda não existem. O mais importante será mesmo formar cidadãos para o século XXI; consumidores acéfalos de todo o tipo de tralha impingida por um capitalismo cada vez mais voraz.
GostarGostar
Aquilo está a desertificar. Não se corre grande risco. Deviam antes experimentar na lusa Jamaica. Isso é que era um teste transformador da reformadora.
Luxo mesmo era uma comissão interdisciplinar para recriar a escola: um decorador de interiores, um cabeleireiro e uma terapeuta pela leitura da aura.
GostarGostar
Já estão à venda as colecções de planos individualizados 2019/2020 da Porto Editora? Dá para quantas turmas?
GostarGostar
Esses planos educativos individuais trouxeram-me à memória o ensino recorrente para maiores de 18 em que tínhamos na sala alunos em diferentes unidades capitalizáveis e andávamos de um lado para o outro a mandar fazer exercícios de cada unidade em jogo. Era uma “festa”!
GostarGostar
No ensino recorrente era necessário trabalhar para ter as unidades e agora o PAI resolve tudo, os alunos não têm que fazer nada, logo é tudo muito mais calmo.
GostarGostar
se passarmos para um modelo de uma turma por professor, o plano individual implementa-se sem qualquer problema.
de outro modo, já não perco tempo com contraditório porque a real politik nas escolas nunca traduzirá literalmente essas pedagogias…
GostarGostar
O que é eu faço? Para vilão, vilão e meio.
Sem problemas de consciência. Tê-los-ia se agisse de outro modo.
GostarGostar
É prima da Ariana a Grande?
GostarGostar
Escola alfaiate.
GostarGostar
Essa “senhora” que venha para uma escola, trabalhar com 150 ou 200 alunos, por em prática as teorias que apresenta.
Só por elegância na digo: “teóricos de m****”.
GostarGostar
Mas é mesmo!!! Bastava uma semana e descia logo da nuvem😨
GostarGostar
Irmãos, já conseguem ver a Luz? E como estamos de Epifanias, já sentem alguma? 🙂
A sério, isto parece propaganda vinda de um qualquer culto duvidoso ou seita manhosa…
GostarGostar
😊😊
GostarGostar
Comentário pejado de ironia, para “adoçar” um pouco este dia cinzento (ou então, não, mas cá vai na mesma):
E, agora, vamos falar de coisas realmente sérias:
Repararam que ontem à noite o meu Sporting foi absolutamente prejudicado/tramado pela arbitragem no jogo contra o Vitória de Setúbal? Vergonhoso!!!
E mais não digo para não ferir susceptibilidades várias… 🙂
GostarGostar
E os “Centros de Formação de Professores”, como o que promove a coisa… porque os alimentamos com a nossa comparência nas suas ações?
Proponho “uma luta” – Boicote aos Centros de Formação de Professores…
Até porque não se perde absolutamente nada…
GostarGostar
Quando vi essa senhora num webinar do ME, fiquei estarrecido…
É se fugir!
Até acho que estará bem intencionada, mas está a anos luz da escola. Não faz a mínima da realidade dos professores. É como se estivesse nas nuvens, percebem?
GostarGostar
É quase elogioso, Manuel.
Pois, nas nuvens… Ou seja, a sra é um anjo. 😇 Quando passar o inverno, pode ser que vá para “outras paragens”.
Foi bonito e elegante da sua parte. 😊
GostarGostar
Sim, Ana,
Tentei ser cortês. Mas, diga-me lá se isto não é, no mínimo, deprimente? Estão a imaginar os alunos de 6, 7, 8 turmas com uma prof assim? No mínimo, trepavam pelas paredes🤣🤣🤣🤣
GostarGostar
Toca a propor ações de formação tendo como paradigmas os ministros e a escola, os presidentes da camara e da junta e a escola, a igreja e a escola, os psicólogos e a escola, os pais e a escola…..e os paradigmas a enfaixá-las.
GostarGostar
Nesta Escola super piloto semestralizaram os períodos e flexibilizaram a cem por cento:
https://www.aefreixo.pt/
GostarGostar
Que bom para o agrupamento do Freixo.
Flexibilização a 100%…?? 🤔
Será que por lá se sente frio nas salas? Há humidade ou chove dentro delas?
Só por curiosidade.
GostarGostar