Agora É (Demasiado) Tarde

Foram avisados em devido tempo que o barrete estava a ser enfiado. É estimável terem aberto os olhos, diz o santo povo que mais vale tarde do que nunca, mas neste caso estamos para lá do ser tarde. Subscreveram documentos que abriam a porta para todas as “flexibilidades” e para ficarem bem na fotografia das modernidades e inovações pedagógicas e só agora deram pelo engodo?

Será que ao menos já perceberam que, com a semestralização, irão existir alunos a fazer provas 4 ou 5 meses depois de terem deixado de ter a disciplina?

Santa Pachorra que é preciso ter para malta com faróis sempre nos mínimos. E é interessante como culpam apenas o IAVÉ mesmo quando lhes é dito de forma clara que as indicações são de cima…

From: APH – Informação <informacao@aph.pt>
Date: ter, 5 de fev de 2019 às 13:40
Subject: História: provas de aferição do 5º e 8º anos
To: APH – Informação <informacao@aph.pt>

Caros associados:

A autonomia e flexibilidade curriculares estabelecem que o currículo seja equacionado como um instrumento que as escolas podem gerir e desenvolver localmente (…) A assunção do papel decisivo das escolas e dos professores no processo educativo dos alunos leva o Ministério da Educação a assumir um papel subsidiário do trabalho das escolas (Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho).

A APH vem reivindicando, desde o início da definição das AE, que sejam estabelecidos tempos mínimos de lecionação em História – nunca inferiores a seis tempos para o 2º ciclo e a nove para o 3º ciclo – considerando que não devem ser as escolas a fazê-lo. Esta reivindicação encontra-se explanada no nosso sítio, sendo objeto de uma petição online: http://www.aph.pt/.

E, porque considera a APH que a distribuição dos tempos letivos não deve ser entregue ao juízo arbitrário das escolas?

Porque tal pode originar injustiças tais como as que se adivinham aquando da realização das provas de aferição do 5º e do 8º ano de escolaridade para 2019. O quadro de autonomia atual torna a realidade muito diversificada. Há escolas a optarem por atribuírem dois tempos letivos a HGP no 5º ano e outras a optarem por três. Situação semelhante verifica-se no 3º ciclo. Ora, como se pode constatar na informação das provas de avaliação externa publicada pelo IAVE, este instituto não acautelou estas diferentes situações de atribuição de tempos letivos, colocando como sendo passíveis de avaliação todos os conteúdos constantes nos documentos curriculares em vigor, quer para o 5º ano quer para o 8º ano. Neste último caso são ainda passíveis de ser avaliados todos os conteúdos do 7º ano.

A APH alertou o IAVE para esta situação, mas o referido instituto justificou-se com o facto de se ter limitado a seguir as orientações legais emanadas pela tutela para a definição do referencial e do objeto de avaliação, nomeadamente através de um documento denominado Carta de Solicitação. Além desta justificação, o IAVE achou por bem acrescentar que as provas de aferição não produzem resultados na classificação dos alunos, depreendendo-se que não têm, como tal, grande importância. Ora, consideramos grave que o IAVE considere estas provas como coisa de somenos. Como poderemos justificar perante os nossos alunos e respetivos encarregados de educação a realização de tais provas se o referido instituto, que as produz, não as considera importantes?

O Presidente da APH,

Miguel Monteiro de Barros

Barrete

(sim, as provas de aferição não servem para positivamente nada, a não ser alimentar o ego das “equipas” e de uma estrutura que assim sempre escapa à triste sina da sala de aula)

2 thoughts on “Agora É (Demasiado) Tarde

  1. Anda toda a gente a dormir neste país?

    Enfim, e ainda há “figuras de relevo” que têm o desplante de questionar o profissionalismo e a competência dos professores. 😑

    Belos exemplos os que vêm “de cima”, sim senhora…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.