Amanhã Há Rankings E O Embargo Resiste Pouco À Excitação

Os dados estão sob embargo até amanhã, mas há quem já prometa tudo e mais alguma coisa logo à meia noite (Expressso, Público, Sol). A sério, não há grande necessidade. Globalmente, as coisas mudam pouco. Embora eu perceba que exista quem ande a disputar ali os lugares da frente como quem arranca transferências bancárias aos papás e mamãs dos petizes fidalgos, a verdade é que acho desnecessária tanta agitação. Não conheço o tratamento feito aos dados pelos vários jornais, mas a partir dos dados em bruto o que se percebe é que a Escola Pública anda a ser pacientemente enterrada e não há truques que consigam disfarçar isso. Por isso mesmo é que agora a ideia é acabar de vez com provas no Ensino Básico. Porque mesmo os “percursos directos de sucesso”, a menina dos olhos do SE Costa em matéria de indicador de qualidade no Ensino Básico, dão uma classificação praticamente igual no topo à dos péssimos e nefastos exames.

Acontece.

E é mesmo pena, porque esta tropa fandanga anda a lixar isto tudo com falinhas mansas e “conceitos” que só podem enganar quem não quer entender que não são os rankings que degradam ou mercantilizam isto ou aquilo, a degradação disto e daquilo é que leva a que os rankings revelem realidades e comparações incómodas. Sim, nem sempre de forma completamente justa, mas sempre com algum fundamento.

Compreendo quem discorda de rankings simplistas, mas mesmo quando os indicadores desenhados à medida dos conceitos dominantes nos dão um retrato equivalente, seria boa ideia repensar o caminho que anda a ser (des)feito. Porque a Escola Pública para incluir verdadeiramente, não pode repelir.

Tambor

6 thoughts on “Amanhã Há Rankings E O Embargo Resiste Pouco À Excitação

  1. Apesar daquilo que se apregoa como estudos laterais, gostaria de saber qual é a comparação possível entre escolas com 51 exames e escolas com 500, 600, 700 etc…

  2. Apesar daquilo que se apregoa como estudos laterais, gostaria de saber qual é a comparação possível entre escolas com 51 exames e escolas com 500, 600, 700 etc…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.