2ª Feira

Curiosamente, são os críticos dos rankings que mais continuam a escrever sobre eles. E ontem perguntaram-me… “mas os rankings melhoraram alguma coisa na Educação?” E eu respondo que não posso saber, porque existem muitas outras variáveis e são poucas as que considero positivas nos últimos 15 anos, não sendo possível singularizar uma e dizer que foi esta que “melhorou” qualquer coisa específica. Mas parece que há quem ache que tudo corre bem e só os rankings e os exames são maus. Não sou assim tão simplista na análise, nem a minha defesa de mais informação se faz no vazio de outros indicadores ou circunstâncias.

Sim, os alunos portugueses passaram a comparar melhor com o resto do mundo nos PISA, PIRLS e TIMMS, mas para quem se opõe a todo o tipo de avaliação externa ou rankings isso é irrelevante (afinal são resultados que derivam de exames), pelo que a discussão se torna quase impossível de manter porque de um dos lados existe a firme convicção quase “moral” da inferioridade de quem defende a existência de exames. Eu apenas acho que há ferramentas que podem ajudar a compreender algumas (algumas!) coisas e que é melhor isso do que nada. Não é por acaso que todos os anos há escolas que se orgulham de sair da base da “seriação”. E outras que não ficam felizes – quanto muito armam-se em indiferentes – por lá estarem ou lá irem parar.

Calendario

4 thoughts on “2ª Feira

  1. Eu defendo exames no 12º e 9º ano mas nao defendo rankings
    Quem está mal, pior fica, quem está bem ainda se torna mais elitista.

    Estou como diz o outro, os rankings para serem justos deveriam chamar-se “Rankings dos Alunos”.

  2. Deveriam chamar-se ” Rankings dos explicadores”. Na cidade de Braga, existe um colégio que está sempre bem posicionado no ranking, com uma inflação de notas interna gritante. Todos os alunos têm explicações às disciplinas de exame, mais o apoio que os pais lhes dão em casa. Explicações a Matemática, FQ e Biologia, disciplinas que lhes servem de específicas. Nas outras as notas são dadas. Foi do conhecimento público que há dois anos, na disciplina de filosofia do 10º ano foram atribuídos mais de 50 vintes. Haja filósofos!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.