3ª Feira

Já repararam como o pessoal do ME transforma os erros de concepção dos seus normativos e reformas, por desconhecimento das condições concretas de funcionamento das escolas, em incapacidades professores em na sua implementação, pelo que depois é necessário que quem inicialmente errou venha dar “formação” na forma certa e adequada de fazer as coisas?

Bunsen

8 thoughts on “3ª Feira

  1. Eles não querem dar formação ( … que nunca tiveram, nem têm…ahahaha)…
    Eles querem governar a vidinha e atirar areia para os olhos dos “inocentinhos”!

  2. “O sistema educativo francês depende totalmente das notas, por isso talvez isto funcione se todos tivermos 20 valores. Algo terá que ser feito”, dizia ao jornal britânico “The Guardian” um aluno de uma escola no centro de Paris. “Com este protesto podemos mesmo conseguir bloquear o sistema”, acrescentou uma professora da mesma instituição de ensino.

    São sobretudo os professores nas escolas de Paris e no oeste de França que se têm juntado ao protesto.

    As alterações aos exames fazem parte de um pacote de reforma do sistema de ensino levado a cabo pelo presidente Emmanuel Macron. O objetivo é que já no próximo ano letivo as escolas estejam muito mais direcionados para a lógica das empresas. Os alunos vão fazer menos exames e estes vão ser adaptados.

    O atual sistema é semelhante ao português: no final do ensino secundário, os alunos fazem exames que lhes permitem aceder à faculdade. É baseado numa estrutura criada há mais de 200 anos.

    As mudanças que Macron está a agora a querer aplicar já foram tentadas anteriormente por um Governo de extrema direita, mas foram travadas após uma série de manifestações. O presidente francês justifica a necessidade de mudança com o facto de o atual sistema estar a falhar na preparação dos jovens para a universidade e o mercado de trabalho.
    in EXpresso

    1. Isso por cá resolvia-se com um decreto, uma portaria e umas visitas inspectivas e os órgão de gestão (e não só) borravam-se logo. Para além de que um sucesso a esse nível é o objectivo da política de “Sucesso para Todos”, certo?

    1. Sabem lá… foram embarretados de tal forma que a consulta aos professores será apenas uma estratégia para não assumirem a culpa própria em tudo isto. Apostaram tudo na “negociação” e desvalorizaram todas as outras coisas. Lixaram-nos.

  3. «Apostaram tudo na “negociação” e desvalorizaram todas as outras coisas. Lixaram-nos.»

    Gostam da chicana política… Quanto às ‘coisas que desvalorizaram’, diria que desvalorizaram, achincalharam e, se pensarmos na ILC, sabotaram. São uma vergonha. Um exército de imprestáveis absolutos.

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