“Professor, o que quer dizer ‘quem escreve o texto’?”
“Professor, o que é ‘marcha atrás’?”
“Professor, o que significa ‘enregelado’ e “inábil’?”
(raios, continuo um professor anacrónico, sempre com esperança que o vocabulário não se tenha mirrado para o meramente “essencial”, embora perceba que o masterplan deve ser o dos cidadãos críticos do século XXI ou não perceberem o verdadeiro significado das palavras ou nem sequer conhecerem a maior parte delas)
Raios! E coriscos! Teste de História de 9.º ano – Dois documentos, no caso um cartaz e um mapa. Pergunta – Dá um título adequado e válido para os dois documentos.
Perguntas… várias por turma “Professora, é para dar um título para cada documento?”
Ok! Vou ali e já venho…
GostarGostar
O objectivo é formar ignorantes CRÍTICOS, ou críticos IGNORANTES!
BRBRBRB Oh valha-me Deus…
GostarGostar
Não me atrevo a fazer generalizações a partir desta “amostra” . Porém, ficam as minhas dúvidas acerca da qualidade das aprendizagens nesta e noutras matérias.
Presumo que sejam alunos do 2º ou 3º ciclo. Pergunto: como chegaram até este nível de ensino?
Presumo, também – vá lá – tratar-se de casos isolados (residuais , como se diz)…
GostarGostar
” O que quer dizer ‘igualitário’?” A frase (tese defendida) era ” O futebol é um desporto igualitário”. O texto continha razões justificativas. Secundário. E quando soletram? Até fico constrangida. O que vale são as aprendizagens significativas!
GostarGostar
Vá lá, não sejam assim. 😊
Os miúdos são mas é uns brincalhões; eles gostam é de interagir connosco. 😉
Como não nos podem fazer as perguntas que gostariam (sobre a nossa intimidade e coisas afins), resta-lhes este tipo de perguntas.
A culpa é das tretas, digo, aprendizagens essenciais sem essência…
GostarGostar