O Medo Da História

Nada como comparar a conversa do SE Costa e os seus actos. Porque ainda há quem vá em romaria a “formações” em que se prometem mundos e fundos (será “populismo”) mas depois de faz outra coisa, sempre a favor dos mesmos. E se o corte atinge a Geografia, se olharmos para o passado imediato,  no caso da História a amputação é bem maior em relação ao tempo previsto em 1991 para cumprir um programa com menos conteúdos do que agora no 9º ano, embora as aprendizagens “essenciais” o tenham deixado esquelético no 7º ano… talvez para que não se perceba nada do que a Antiguidade Clássica tem para nos ensinar sobre a ascensão e declínio dos regimes.

Escolas cortam nas aulas de História e Geografia

(…)

Os resultados do inquérito que provam que as preocupações dos docentes tinham fundamento vão agora ser enviados ao secretário de Estado da Educação, João Costa. “Foi garantido a todas as associações de professores que participaram na definição das aprendizagens essenciais que os tempos de lecionação de cada disciplina não seriam modificados. Que o que se pretendia era libertar tempo para se trabalhar com os alunos de uma forma mais dinâmica e numa lógica interdisciplinar. Ora, a situação não tem correspondido ao que a tutela nos garantiu”, lê-se no texto da petição que a APH lançou no final do ano passado, reivindicando a fixação de um número mínimo de horas.

(…)

Durante o processo de preparação da flexibilidade curricular, o próprio secretário de Estado defendeu a ideia de que havia áreas “descalças”: “História e Geografia têm muito poucas horas”, assinalou numa entrevista ao Expresso em 2017. Mas ao não cortar horas a nenhuma, não sobrecarregar mais os horários dos alunos e ainda acrescentar áreas, como Cidadania, o reforço destas disciplinas nunca foi para a frente. 

(…) 

“Na maioria dos casos, o tempo para Cidadania foi retirado à História, que ficou, no máximo, com 7 a 8 aulas (de 45 ou 50 minutos) para todo o 3º ciclo”, confirma Paulo Guinote, professor de Português e História e autor de um dos blogues mais populares na área da Educação. A APH pede que se fixe um mínimo de nove. “Só desta forma conseguiremos travar a falta de consciência histórica que os jovens revelam”, defende a associação. 

Questionado pelo Expresso, o Ministério diz que irá discutir a questão numa reunião já agendada com a APH. E garante que as ciências sociais e humanas têm um papel central nas orientações aprovadas pelo Governo.

REDUÇÃO VEM DE TRÁS 

A verdade é que a redução de tempos para a História não é de agora. A reforma curricular de 2001, do Governo de António Guterres, acrescentou áreas ao horário dos alunos (Estudo Acompanhado, Área de Projeto e Formação Cívica) e cortou a Português e Matemática, mas também a História e Geografia. Os cortes acabaram por ser revertidos por Nuno Crato, que optou por eliminar as áreas curriculares antes criadas. A última revisão, já deste Governo, voltou a dar e baralhar, dando mais autonomia às escolas para organizarem o currículo e a forma como ensinam, juntando cadeiras e apostando mais em projetos interdisciplinares, por exemplo. 

“No caso da História, a redução (entre 1989 e 2018) foi de um total de 450 para 315 minutos. É substancial”, critica Paulo Guinote. “As perdas são determinantes no trabalho que se pode fazer na aula, na profundidade e na continuidade que se pode dar aos conteúdos”, assinala Elisabete Jesus, professora de História e autora de manuais escolares. A gestão tornou-se mais complicada quando o programa da disciplina se mantém desde 1991 e ainda foi aumentado com dois temas da história recente.

Exp16MAr19

 

One thought on “O Medo Da História

  1. O JN de hoje refere que o ME não acredita que as escolas “diminuam e menosprezem” áreas centrais! “Não tem nenhum sentido q as escolas agora ofereçam menos aos alunos.”
    Ele anda, como de costume, noutro planeta, se calhar no planeta B, só pode!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.