Formações Mesmo, Mesmo Indispensáveis (Para Professores Ou Banqueiros?)

Exmo.(a) Senhor(a) Diretor(a) do CFAE,

Vimos, pelo presente, informar que iremos realizar o curso de formação, Trabalhar o Referencial de Educação Financeira como contributo para a sua divulgação e implementação em espaço escolar, destinado a Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial (cronograma em anexo). Esta turma terá como público-alvo formandos indicados pelos CFAE da região de Lisboa e Vale do Tejo.

  1. O curso procura atingir, entre outros, os seguintes objetivos:
  2. a) sensibilizar os docentes para a importância da Educação Financeira, enquanto domínio da Educação para a Cidadania;
  3. b) divulgar e contribuir para a implementação do referencial de educação financeira em espaço escolar;
  4. c) contribuir para a implementação e abordagem dos Cadernos de Educação Financeira, junto de alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico;
  5. d) proporcionar a aquisição de conteúdos das áreas de Economia e finanças por parte dos educadores e professores, com vista a habilitá-los a uma abordagem adequada da educação financeira em contexto escolar.

Este curso de formação decorre da parceria entre Ministério da Educação, através da DGE, e os supervisores financeiros, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, e conta com uma equipa de formadores do Banco de Portugal, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

O objetivo prioritário é formar um conjunto de docentes que possam vir a disseminar a formação a todos os docentes (da educação pré-escolar ao ensino secundário) através dos CFAE ou nas suas escolas, pelo que:

  1. Os formandos devem, preferencialmente, obedecer aos seguintes requisitos*
  • Professores do quadro, com registo de formador emitido pelo CCPFC, em áreas de formação como Economia, Contabilidade, Direito e Sociologia ou ainda em Educação para a Cidadania (…). [sic]
  • Professores do quadro que tenham adquirido formação em educação financeira.
  • Docentes do quadro de todos os grupos de recrutamento.

*) os requisitos não são eliminatórios, mas estabelecem prioridades na seleção dos candidatos.

(…)

Endereço para inscrição dos formados: https://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/1052859/enroll

A inscrição na ação de formação pressupõe o registo prévio no Portal de Gestão da Formação da DGE. Caso ainda não esteja registado, por favor aceda ao site, escolha a opção Registo de Formando/Formador e preencha o formulário eletrónico a que têm acesso, tendo em conta que:

  • as perguntas assinaladas com asterisco são de resposta obrigatória;
  • as datas devem ser introduzidas utilizando o calendário na lateral da área correspondente;
  • username não pode ter acentos, espaços ou pontuação;

                 A mensagem gerada pelo sistema “utilizador já registado” significa que já existe outro utilizador registado com o “nome de utilizador” que indicou pelo que deverá escolher outro

  • a indicação de um contacto telefónico é obrigatória, pelo que se só têm telemóvel, deve repetir a indicação do seu número nos campos Telefone e Telemóvel.

No final do preenchimento do formulário eletrónico, deve pressionar o botão Registar, sendo-lhe apresentada a seguinte mensagem:

“Registo efetuado com sucesso!” Por favor verifique o seu email para confirmar a conta (caso não o receba no prazo de 3 horas, envie um email a solicitar a ativação do seu registo, indicando o username utilizado).

Deverá verificar a sua caixa de correio eletrónico (inclusive o spam) e ‘clicar’ na hiperligação que lhe foi enviada para ativar a sua conta, sendo reencaminhado de volta para o site da formação e mostrada a informação de confirmação de registo bem-sucedido: “Utilizador ativado com sucesso.”

A hiperligação que lhe foi enviada para ativação de conta deve ser utilizada apenas uma vez. Para futuros acessos à plataforma deve utilizar o endereço http://formacao.dge.min-educ.pt.

Apenas após concluídos os procedimentos supramencionados, pode proceder à sua inscrição na ação de formação, devendo, para tal, utilizar o endereço: https://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/1052859/enroll

Só serão considerados no processo de seleção os formandos que se encontrem inscritos no Portal de Gestão da Formação da DGE no prazo estabelecido. Não serão aceites inscrições por outras vias.

Mais se informa que não há lugar ao pagamento, por parte da DGE, de deslocações ou ajudas de custo aos formandos.

Em caso de dificuldade no registo, deverá entrar em contacto com a equipa DGE-Formação através do email formacao@dge.mec.pt

Com os melhores cumprimentos,

O Diretor de Serviços de Desenvolvimento Curricular

Hélder Pais

ed-bang-head-o

6 thoughts on “Formações Mesmo, Mesmo Indispensáveis (Para Professores Ou Banqueiros?)

  1. E que tal serem os políticos a fazerem esta formação?
    As contas públicas, para não falar na gigantesca dívida pública, não serão a prova de que precisam disso e de muito mais?

    Quem conseguir ler as indicações e os requisitos até ao fim sem desmaiar, fica logo com formação acreditada em Literacia Financeira. 😕

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.