Balanço Em Termos De ILC

Como era de esperar, ninguém a defendeu na sua substância, apenas merecendo algum reconhecimento enquanto iniciativa cívica pela deputada do PSD que, em seguida, enumerou uma série de chavões que são completamente contrários à reposição integral e não faseada do tempo de serviço.

Quanto a toda a “esquerda”, aquela que se diz patrona e dona da “democracia”, conseguiu esgotar todo o seu tempo sem a mencionar, uns porque a desgostam profundamente em si mesma (PS), outros porque têm da democracia uma visão amarrada às suas correias de transmissão sindicais (PCP, Bloco e Verdes).

Nada que me surpreenda, porque há gente para quem a democracia participativa e a intervenção cívica da sociedade civil só é bem aceite quando enquadrada ou infiltrada pelos seus submarinos. Como a ILC resistiu a isso, mas mesmo assim vingou, preferem destacar muito a petição com mais de 60.000 assinaturas que ninguém verificou (é extraordinário como na maioria das escolas que conheço ou de que me fizeram o relato nem uma dezena de docentes assinou, mas depois se conseguiram números fantásticos),

Apesar de tudo, a ILC fez todo o seu trajecto e serviu mais objectivos do que os que a motivaram originalmente, Um deles foi perceber até que ponto vai a hipocrisia daqueles que apenas querem lugares à mesa.

marioneta-de-madera

10 thoughts on “Balanço Em Termos De ILC

  1. Paulo, é triste ver que a sua realidade é limitada. Foram entregues na AR perto de 61000 assinaturas. O número final, 60045, decorre da verificação feita pela AR. É pena que conheça tão poucas escolas (pensava que tinha mais abrangência).

    1. Independentemente de as assinaturas terem sido ou não verificadas, o que interessa neste momento é o facto de os partidos fazerem tábua-rasa de um instrumento legal à disposição dos portugueses não sindicalizados (pasme-se, segundo a constituição, com os mesmos direitos). Tenho visto demasiados sinais de uma degradação da nossa democracia a serem ignorados e, no meu tempo de eleitor, não tenho memória de tal acontecer. Tudo isto num tempo de governação PS com a ajuda do PCP e BE, todos intitulados como os grandes defensores da liberdade.

      1. Ao reler o comentário penso ter deixado uma ideia errada quanto à direita: Não quero com isto defender que a direita não faz tábua-rasa, nem que quando eles estiveram no poleiro é que tudo correu bem no que diz respeito à defesa da nossa democracia. Antes pelo contrário. Quero essencialmente dizer que TODOS eles quando lá estão se defendem com tudo o que tem.

    2. Caro Calos… pensava que já sabia que sou pouco abrangente.
      Não fique triste, é que eu quando me desloco pago do meu bolso e confesso que não posso ir a muitos distritos todos os períodos. Está a ver… tenho aulas para dar, não tenho reduções para a “luta”.
      Já agora, como foi feita a verificação, diga-me lá, só para ver se sabe qual o método. Com a ILC eu sei que bastava um traço fora do sítio para a inviabilizarem.
      No vosso caso contaram os totais no fim das folhas?

  2. Se calhar está mais do que na hora de adequar as tarefas ao pagamento no final do mê! Ponto final. E há tantas coisas que se podem ajustar. Dou só alguns exemplos:

    2 testes por período? A sério? Porquê? O segundo para quem tem negativa e e… há 3 períodos e muitos outros instrumentos de avaliação para definir bem a “fotografia” avaliativa do aluno.

    Todas aquelas reuniões que vamos fazendo servem para quê mesmo? Para decidir algo de substantivo? Não me façam rir…
    Reuniões e mais reuniões para discutir o sexo dos anjos? Naaaaa… esqueçam lá isso! Depois das 18:30h? Porque não aos sábados?

    Projetos e mais projetos, atividades às resmas para encher de felicidade a pequenada? Dias disto e dias daquilo, e muito show off…. às tantas damos umas aulas no meio de tanta cambalhota e pirueta… se calhar era de inverter um bocadinho as prioridades. Se calhar… sou eu, um velho e ultrapassado professor… irreformável e inflexível!

    Os dts a dar email’s aos EE? Como? Diga lá outra vez?!

    Podia continuar e escrever mais umas coisitas… mas agora estou em interrupção letiva… e tenho de ir encher o depósito… (de paciência tb)

    PS – Ontem foi tudo muito giro e em “bom tom”! É já ali em maio ou outubro… ou…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.