Balanço Em Termos De ILC

Como era de esperar, ninguém a defendeu na sua substância, apenas merecendo algum reconhecimento enquanto iniciativa cívica pela deputada do PSD que, em seguida, enumerou uma série de chavões que são completamente contrários à reposição integral e não faseada do tempo de serviço.

Quanto a toda a “esquerda”, aquela que se diz patrona e dona da “democracia”, conseguiu esgotar todo o seu tempo sem a mencionar, uns porque a desgostam profundamente em si mesma (PS), outros porque têm da democracia uma visão amarrada às suas correias de transmissão sindicais (PCP, Bloco e Verdes).

Nada que me surpreenda, porque há gente para quem a democracia participativa e a intervenção cívica da sociedade civil só é bem aceite quando enquadrada ou infiltrada pelos seus submarinos. Como a ILC resistiu a isso, mas mesmo assim vingou, preferem destacar muito a petição com mais de 60.000 assinaturas que ninguém verificou (é extraordinário como na maioria das escolas que conheço ou de que me fizeram o relato nem uma dezena de docentes assinou, mas depois se conseguiram números fantásticos),

Apesar de tudo, a ILC fez todo o seu trajecto e serviu mais objectivos do que os que a motivaram originalmente, Um deles foi perceber até que ponto vai a hipocrisia daqueles que apenas querem lugares à mesa.

marioneta-de-madera

11 opiniões sobre “Balanço Em Termos De ILC

  1. Paulo, é triste ver que a sua realidade é limitada. Foram entregues na AR perto de 61000 assinaturas. O número final, 60045, decorre da verificação feita pela AR. É pena que conheça tão poucas escolas (pensava que tinha mais abrangência).

    Gostar

    1. Independentemente de as assinaturas terem sido ou não verificadas, o que interessa neste momento é o facto de os partidos fazerem tábua-rasa de um instrumento legal à disposição dos portugueses não sindicalizados (pasme-se, segundo a constituição, com os mesmos direitos). Tenho visto demasiados sinais de uma degradação da nossa democracia a serem ignorados e, no meu tempo de eleitor, não tenho memória de tal acontecer. Tudo isto num tempo de governação PS com a ajuda do PCP e BE, todos intitulados como os grandes defensores da liberdade.

      Gostar

      1. Ao reler o comentário penso ter deixado uma ideia errada quanto à direita: Não quero com isto defender que a direita não faz tábua-rasa, nem que quando eles estiveram no poleiro é que tudo correu bem no que diz respeito à defesa da nossa democracia. Antes pelo contrário. Quero essencialmente dizer que TODOS eles quando lá estão se defendem com tudo o que tem.

        Gostar

    2. Caro Calos… pensava que já sabia que sou pouco abrangente.
      Não fique triste, é que eu quando me desloco pago do meu bolso e confesso que não posso ir a muitos distritos todos os períodos. Está a ver… tenho aulas para dar, não tenho reduções para a “luta”.
      Já agora, como foi feita a verificação, diga-me lá, só para ver se sabe qual o método. Com a ILC eu sei que bastava um traço fora do sítio para a inviabilizarem.
      No vosso caso contaram os totais no fim das folhas?

      Gostar

  2. Se calhar está mais do que na hora de adequar as tarefas ao pagamento no final do mê! Ponto final. E há tantas coisas que se podem ajustar. Dou só alguns exemplos:

    2 testes por período? A sério? Porquê? O segundo para quem tem negativa e e… há 3 períodos e muitos outros instrumentos de avaliação para definir bem a “fotografia” avaliativa do aluno.

    Todas aquelas reuniões que vamos fazendo servem para quê mesmo? Para decidir algo de substantivo? Não me façam rir…
    Reuniões e mais reuniões para discutir o sexo dos anjos? Naaaaa… esqueçam lá isso! Depois das 18:30h? Porque não aos sábados?

    Projetos e mais projetos, atividades às resmas para encher de felicidade a pequenada? Dias disto e dias daquilo, e muito show off…. às tantas damos umas aulas no meio de tanta cambalhota e pirueta… se calhar era de inverter um bocadinho as prioridades. Se calhar… sou eu, um velho e ultrapassado professor… irreformável e inflexível!

    Os dts a dar email’s aos EE? Como? Diga lá outra vez?!

    Podia continuar e escrever mais umas coisitas… mas agora estou em interrupção letiva… e tenho de ir encher o depósito… (de paciência tb)

    PS – Ontem foi tudo muito giro e em “bom tom”! É já ali em maio ou outubro… ou…

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.