The enduring power of print for learning in a digital world
Screen vs. paper: what is the difference for reading and learning?
Why Digital Reading Is No Substitute for Print
7 Reasons Why Ebook Sales Are Falling–and Print Book Sales Are Rising Again
7 Scientific Benefits of Reading Printed Books
Assinalemos o World Book Day amanhã!
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Livros, em formato papel, coisas em via de extinção. Fará sentido, por imensas razões. Somos da época de os ter aos montes e de ter sofrido a perda de valor dos mesmos. Assim, um dia a assinalar. Tal como o 25 de Abril. Boa noite!
Livros, litetratura, arte … liberdade, essas coisas. Materiais, imateriais, que o papel é mera metáfora. E arde.
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Margarida,
às vezes não entendo o que escreve, embora até goste do seu jeito enigmático.
Mas dá trabalho tentar decifrar as suas mensagens. 😉
Boa semana! 🌻
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Boa semana, Ana A.
às vezes, nem eu mesma entendo. E nem sempre gosto do que escrevo. Hoje … [ … ] penso nisso amanhã 😉 . A vida é mesmo breve e este Quintal, algo raro de muito bom.
Obrigada! 🙂
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Quando o compro é meu. Posso fazer o que quiser com ele.
Quanto aos e-books podem desaparecer mais facilmente.
https://www.bbc.com/news/technology-47810367
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Sem dúvida!
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A discussão deste assunto faz-se muitas vezes em função do “apêgo ao papel” ou da “fé nos benefícios da tecnologia”. Na realidade, mesmo analisando uma parte substancial dos estudos minimamente credíveis sobre a matéria é impossível dizer que “um suporte é melhor do que o outro”, fundamentalmente, porque são diferentes no seu potencial, porque um deles está continuamente a evoluir (e essa é uma das “falhas” dos estudos, que se referem fatalmente a soluções tecnológicas com mais de 4 ou 5 anos) e porque os utilizadores cresceram num contexto em que ao impresso está associado o conhecimento, a credibilidade. Um livro será sempre mais adequado a ser lido num… livro! O que se lê num ecrã adquire propriedades diferentes, não é um “livro” – é “um bicho diferente”, com outras virtudes e com outros handicaps.
Julgo que a discussão sobre “o melhor” é estéril: deveriamos estar todos muito mais preocupados em tirar partido do potencial de cada um, em estimular um tipo de leitura que não cabe nos leads que se lêem no FB, enfim, em promover maior reflexão, maior profundidade.
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