E Quando Pensávamos Que As Coisas Não Poderiam Piorar (Pelo Menos Durante Uma Ou Duas Semanas)…

O Fundo Monetário Internacional (FMI) vê nos sucessivos congelamentos das progressões na função pública durante as duas últimas décadas um sinal de que as regras em vigor apenas servem para os momentos em que a economia ajuda e, por isso, recomenda ao Governo que proceda a uma reavaliação da forma como os funcionários públicos progridem na carreira, para tornar o sistema sustentável

Termos a reter: “sucessivos congelamentos” e “últimas décadas”.

Para contrastar com “o congelamento de de 2011 a 2017”.

O resto é o costume… o buraco dos bancos pode causar problemas “sistémicos”, enquanto os rendimentos dos funcionários são uma variável manipulável sem remorsos.

bullshit-detectorEntretanto:

Neste ano letivo, a percentagem de livros escolares reutilizados foi inferior a 4%. Tribunal de Contas avisa que o programa dos manuais gratuitos é frágil e que a sua viabilidade está em risco. Há dívidas por pagar a livrarias e 100 milhões de euros que não estão orçamentados. 

A entrega de manuais escolares gratuitos custou mais do que o previsto em 2018 e este ano o desvio repete-se. E numa dimensão bem maior. Segundo o Tribunal de Contas (TdC), a medida implica uma despesa estimada em 145 milhões de euros, três vezes mais do que o montante inscrito no orçamento da entidade responsável pela gestão financeira no Ministério da Educação. Durante o debate do Orçamento do Estado para 2019, no Parlamento, Tiago Brandão Rodrigues admitiu que o custo da medida podia chegar aos 160 milhões. O TdC fala em falta de transparência no processo orçamental.

11 thoughts on “E Quando Pensávamos Que As Coisas Não Poderiam Piorar (Pelo Menos Durante Uma Ou Duas Semanas)…

  1. Afinal a culpa é dos professores, de todos os funcionários públicos! Os trabalhadores roubam!!!
    Há que lhes congelar progressões, salários…
    o FMI MANDA ROUBAR, CONGELA E O PS cumpre.
    Mas o problema não é só o PS…
    Em todo o caso, PS jamais….

    1. “o FMI MANDA ROUBAR, CONGELA E O PS cumpre”.

      Então, Eu, ainda não percebeu que o PS é = a esquerda radical??
      Tão radical que ‘virou’ direita, na pior aceção da ‘coisa’.

      É o socialismo do século XXI. 😐

      1. Pois, se fossem realmente socialistas não seriam de direita. Mas mais vale ser de direita do que se dizer que é de esquerda e o não ser. António Costa é um golpista…, para ele, o que interessa é o poder. Fez alianças com o PCP e o BE, porque não podia ser 1º Ministro após PSD ter ganho.. Também chutou o António Seguro do PS. AGORA, SE PERDER AS LEGISLATIVAS, ou faz outra gerin… não sei o quê, ou vai para a Comissão Europeia ou FMI, ou….

    2. Julgo haver aqui algum inversão de factores: ” o FMI MANDA ROUBAR, CONGELA E O PS cumpre.”
      A meu ver: o PS CONGELA, ROUBA e o FMI CUMPRE COM O APOIO!

  2. Ora aqui está a flor para alindar o ramalhete… Este é o ” E depois do Adeus” para Centeno, Costa, Costa secretário de Estado , e ministro desaparecido, avançarem em força para uma revisão ” Modernizadora da Carreira:; ou, ” uma mudança na carreira para premiar o mérito”, ou , ”há que valorizar os melhores…” Na minha bola de cristal, que não é esotérica, adivinho um grande bloco central para ”fazer as reformas necessárias”. Adivinho: progressões reduzidas a quase zero e a poucos; adivinho mais uma campanha para demolir o prestígio dos professores com diversas individualidades a clamar pelo balúrdio financeiro que abala as contas do Estado…
    Tudo isto, inclusive a ”vigarice” da flexibilidade, tem um objetivo: a redução do pilim… Tudo o resto é foguetório…
    Devia ter batido com a cabeça num poste quando me meti nisto… Como diria o outro” vão tomar banho”, embora me apeteça mandá-los para outro sítio!

  3. Quando, após determinadas decisões governamentais, surgem estudos, manifestações, declarações, posições, e outros iões, de FMI, OCDE ou Comissão Europeia, apenas – certeiramente – me parecem encomendas concertadas de grupos de pressão de alta esfera, para reforçar e impor determinados ‘think tanks’ supranacionais.

    Não sou muito dado a teorias da conspiração, mas observe-se e analise-se – e depois digam de vossa justiça.

  4. Da Conspiração não tenho dúvidas! E, já não é de hoje! Do FMI, com a malta mandatada ou os números cá do burgo já não me apetece falar que me dá náuseas… Os cabr*** andaram cá metidos e não perceberam???-Não deu jeito!

    Quanto à sub-orçamentação com os manuais (um exemplo) este é, afinal, o GOVERNOS DAS CONTAS BEM FEITAS! AH, AH, AH – que grande credibilidade.

  5. “É recomendada ao Governo “uma reavaliação completa do nível, composição e regras do emprego público”, algo que, diz o FMI, “criaria as bases para um melhor controlo da trajectória da despesa pública corrente, sem que se sacrificasse a qualidade dos serviços públicos” – ora aqui estão plasmadas as contrapartidas do PSD/CDS para a consideração do tempo de serviço que nos foi roubado. A isto juntamos o 54 e a degradação da escola pública, com a produção consequente de massa acrítica para as novas gerações.
    Professores?! São dispensáveis.
    O futuro precisa é de animadores sociais, que entretenham gente imbecil, fútil, invejosa, sem um pingo de escrúpulos e manipulável.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.