Não Se Admirem Se…

… logo em Julho ou em Setembro pré-eleitoral os números de quem aderiu ao faseamento seja usado como argumento político, insinuando-se que quem queria 9-4-2 correu em busca de um terço dos 2-9-18. Claro que a maioria (dos que não progrediram em 2019) pensa que assim sempre progredirá, em média um ano mais cedo e ganhará algo material com isso. E é compreensível. Mas não se admirem se a coisa vier em forma de pedrada na direcção da classe docente.

E lembrem-se que Costa já anunciou que não aceita a questão dos professores como condição para assinar nova geringonça. Pelo que não adiante ter grande esperança em ir bater à porta de um novo governo liderado pelo PS (sem que isto signifique que adiante bater à porta do PSD).

Portanto… winter is here to stay!

winter has come

 

27 thoughts on “Não Se Admirem Se…

  1. Enorme quantidade de meios da proteção civil em novela da SIC!!!!!!!!
    Assim paga o Costa, com o nosso dinheiro, os favores ao sr Balsemão.

  2. “Winter os here to stay “… Dava mais jeito uma primavera árabe. Mas, já anda tudo no simulador a tratar da vidinha. É uma tristeza. Optar é aceitar a migalha.

  3. Pelo que entendi, se optasse pelo faseamento poderia progredir já este ano, uma vez que está prevista a minha mudança em 2020.

    Como te disse há uns meses, meu amigo, a minha dignidade não está à venda. Daí que a opção seja simples: não optarei por nada.

    Aliás, se pudesse, recusaria os 2-9-18.

  4. Tinha decidido não ir votar nas Legislativas.
    Com a subida ” previsível ” do PS mudei de opinião; vou votar CDU.
    Mal por mal, é melhor uma Geringonça à esquerda.
    Ou então, desiste-se de tudo. E pronto.

    1. Não votar?! Um professor(a)?!
      Mas isso era opção?!
      Abster-se, votar branco ou nulo é votar PS!
      Vamos votar CONTRA a corja que nos roubou. Vamos levar mais um.

    2. Maria, finalmente cresceste interiormente.
      Só um cidadão muito estúpido não vota. Seria curioso,no caso das senhoras estarem impedidas de votar, o quanto bradariam pela igualdade do género.

    3. Maria

      Como sabe, o método de Hondt é um modelo matemático que converte em mandatos os votos expressos (expressos) neste ou naquele partido, ou formação partidária. Esta é a fórmula seguida em Portugal,e noutros países.

      Por isso, a abstenção , o voto em branco ou o voto nulo , na prática, na prática , valem o mesmo e não terão uma consequência – imediata ou directa – na distribuição de lugares . Servirá apenas para uns “dadozinhos” estatíscos que se esquecem no dia seguinte.

      Assim, seja qual for o nível de abstenção, o citado método aplica-se sempre . Como, aliás, muito bem sabe.

  5. Mas essa insinuação vai sempre acontecer…

    Nem se vai ficar pela insinuação.O PS vai declarar abertamente que
    “tomaram uma medida que não tinham prometido, em favor da igualdade e da equidade, do equilíbrio das contas públicas, num esforço desumano de minimização extraordinária das dificuldades impostas pela troica”

    A insinuação que diz em função da adesão dos professores são amendoins… e seria revelador de falta de carácter… Onde é que fazer uso de uma lei é testado de negação da sua insuficiência”?

  6. “… logo em Julho ou em Setembro pré-eleitoral os números de quem aderiu ao faseamento seja usado como argumento político…”

    Claro que sim!

    A estratégia (imunda e asquerosa) vai ser justamente essa, o que, mais uma vez, demonstra o asco em que o PS, e particularmente Costa, se tornaram… Ou talvez tenham sido sempre assim…

    E agora os professores fazem o quê? Não aceitam os 2-9-18?

    Que saída têm depois da encenação e da farsa de TODOS os partidos políticos aquando da votação dos 9-4-2? E quando afirmo todos, foram mesmo TODOS, até aqueles que quiseram fazer parecer o contrário de uma coisa que na realidade não queriam (refiro-me obviamente à CDU e ao Bloco de Esquerda)!

    Depois de se perceber que, afinal, NENHUM partido político teve coragem para levar até às últimas consequências aquilo em que supostamente acreditava e defendia, lamentavelmente resta apenas aos professores aceitarem a “migalha”, pois é essa a única forma de não serem ainda mais prejudicados…

    E isso “choca” muitas consciências? Por certo que sim (também chocaria a minha), mas não se vislumbra outra alternativa…

    A não ser que os professores consigam aplicar um guião de luta efectiva, com medidas consequentes e duras, custe o que custar e de preferência sem intervenção directa da principal estrutura sindical que afirma representá-los, mas que, na verdade, se representa apenas a si própria…

    Porque já não lhes resta mais nada, quantos assumirão essas medidas e até onde estarão dispostos a levá-las?

  7. Muito bem,Matilde. Está tudo dito.

    Acrescento que “a migalha, nem chegará a sê-la para quem esteja no desterro dos 4º e 6º escalões. Estes continuarão eternamente congelados pelas cotas de acesso.

  8. Algo não bate certo nisto tudo.
    1- A c) do artigo 37 do ECD obriga a fazer a formação em pelo menos metade do ciclo avaliativo.
    2-O ECD define ciclo avaliativo como tempo do escalão.
    3- Num escalão de 4 anos a formação tem que ser feita em 2 anos.
    Em consequência, ninguém pode recuperar os 2A 9 M e 4D num escalão de 4 anos para que mude este ano, ou no próximo. Só pode recuperar dois anos, por que tem que ficar mais dois por causa das horas de formação. Se tiver bonificações ainda recupera menos. Ou seja ninguém que mude para um escalão de 4 anos este ano, mudará antes de dois anos, e só pode recuperar o resto do tempo no escalão seguinte.
    Está errada esta leitura? Os S.A. estão a fazê-la.

    1. É essa a minha dúvida neste momento! Vou progredir ao 4º no final de Dezembro. Contando automaticamente os 2 anos ficarei apenas com um ano civil e três meses para fazer a avaliação e as 50 horas de formação necessárias para progredir ao 5º escalão! O que está “previsto” para Março de 2021. E só terei tempo para fazer uma avaliação, pois tenho de a acabar no ano anterior ao da progressão. Como é que vou pedir aulas assistidas num ano lectivo que irei começar ainda noutro escalão? Para além de ganhar agora este tempo e mais tarde ficar quase de certeza sem o MB ou Exc. e à espera das vagas…

  9. Bom, eu cheguei ao quarto escalão em 2010. Não vou antecipar nada, pelo que só em 2021 terei a pseudo-hipótese de atingir o quinto escalão. Sucede que, quando chegar a minha vez, os MB e Exc já estarão todos atribuídos.
    Assim sendo, a minha carreira enquanto professor terminou em 2010, quando atingi o quadragésimo aniversário.
    Votar? Só por piada sequer pensaria nisso.

  10. Oh António, estás a fazer a leitura completamente errada.
    Para além de que não devemos,apenas, votar se tudo nos correr de feição. Pelos teus argumentos apresentados,deverás,mais do que nunca, votar!
    Vota em qualquer um menos nos partidos do arco do poder.

    1. Concordo com o Manuel. E se de repente o BASTA ou Nós Cidadãos obtivessem 3 ou 4% dos votos! Era vê-los a dar ordens aos comentadores e aos boys para darem cabo das cabecinhas das ovelhas, a que chamam de Opinião Pública!
      Um aparte, este Pedro Marques começou a colar cartazes do partido e depois passou para tesoureiro da junta de freguesia de Marvila? é isso? Quer dizer que o homem não sabe o que é trabalhar!!

  11. Isso é de “inteligente”!!!!
    Eles continuam a decidir a sua vida e precisam de menos votos para se elegerem.
    Esta é a estratégia de minimização de perdas que o Costa anda a disseminar (em off)… “aqueles que não votam em nós abstenham-se ou votem branco”. Maquiavélico…

  12. Tristeza , miséria e falta de respeito.
    Todo este processo me recorda a Marilú e José Sócrates…
    Jogam com a vida das pessoas.
    Tal e Qual ! Milú …titulares e Sócrates a bater palmas. Tudo programado !
    A estratégia é velhinha e de barba muito branca.
    Jogam e apelam ao egoísmo e ao salve-se quem puder.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.