E Não Acham Que O Costa Se Está A Lixar Para Isso?

O Governo estima que, à boleia do faseamento dos dois anos, nove meses e 18 dias recuperados, mais 17 mil professores reúnam as condições necessárias para progredir de escalão ainda este ano, mas não é certo que esses docentes consigam dar tal salto. Isto porque, além de tempo de serviço, avançar na carreira docente exige 50 horas de formação contínua e, em certos escalões, observação de aulas, podendo as escolas e os centros de formação não ter capacidade para dar respostas atempadas a esses requisitos. Por isso, a Federação Nacional dos Professores (FENPROF) exige que o Executivo de António Costa crie um “regime excecional”.

Só aquele pessoal que ficou entalado em 2008 ou 2009 é que conseguirá. E, nesse caso, é o mínimo dos mínimos de justiça. A “geração de 2018” só mudará de escalão, mesmo com faseamento, em 2020…

wall

12 respostas para ‘E Não Acham Que O Costa Se Está A Lixar Para Isso?

  1. Com a procura desenfreada de formações e a oferta reduzida dos centros de formação, muitas oportunidades haverá para ganhar dinheiro (a dar formação) e/ou para impingir teorias (na linha da flexibilidade e outras que tais).
    Tenho praticamente 1 ano para fazer 50 horas de formação. Que bonito.

    Gostar

    1. Agora que esta situação irá afetar um número significativo de professores e que a Fenprof pede um regime extraordinário, talvez seja mais fácil compreender a situação dos cerca de 2 mil professores retidos nos escalões travão, em alguns casos há 15 anos ou mais, que também teriam merecido um regime diferente. Esses não têm sequer a opção de escolha. Dividir para reinar.

      Gostar

      1. Para esses acabou-se qualquer expetativa de carreira, Maria P.. É o meu caso: 30 anos de serviço, 4.º escalão, última progressão em 2004, ou seja, estou no topo da carreira! Mas preferi manter a dignidade e não embarquei em fantochadas de aulas encenadas, assistidas por avaliadores externos de sofrível qualidade e que progrediram sem as ter.
        Não concordo que tenha sido apenas a Fenfrof a conduzir-nos à situação atual. Responsáveis, também, pelo estado a que chegámos, são todos os professores que, à mínima migalha, correm a fazer pela vidinha, sendo incapazes de manter coerentemente uma reivindicação.
        E é com a certeza desta fraqueza que agem sindicatos e governantes.

        Gostar

  2. Wuat?! A Fenprof “exige”?… Alguém falou? Quem? Ah! Aqueles que criticaram a ILC e o STOP porque eram os profissionais da luta e é que sabiam e faziam acontecer… Pois. Viu-se…

    Podem “exigir” sentados…🤣

    Gostar

  3. Detalhes. O cerne da questão não é esse. O próximo passo é importar profs baratos do Brasil. Ninguém progride, ninguém ensina, ninguém aprende, nem é preciso. Há um sistema à parte para os que verdadeiramente contam. Se soubermos ler as notícias, perceberemos que os outros já nem nas estatísticas entram.

    Gostar

    1. Subscrevo tudo o que diz, Lu. Nunca pedi aulas assistidas porque sempre achei que duas aulas não iriam medir o meu valor enquanto docente. O meu desabafo teve apenas a ver com o facto de apenas ter lido aqui uma meia dúzia de vezes que as vagas para determinados escalões eram o verdadeiro entrave. Obviamente que a adenda do faseamento foi criada para que os professores achassem que lhes estava a ser dado algo melhor do que o muito mau para se depararem agora com a situação de que poderiam progredir mas…. não progridem. Como muito bem disse a SE Alexandra, todas as outras premissas relacionadas com progressão se mantém. Fugindo ou não ao assunto, enquanto tudo isto está a acontecer, o ministro inexistente faz uma intervenção de fundo sobre a marcação de faltas aos alunos por ocasião das manifestações em defesa do ambiente …

      Gostar

      1. As não-respostas do ministro são hilariantes. Uns diretores dizem que não (Filinto), outros que sim (Chagas), mas no fim dizem todos snim… Haja bom senso, ninguém sai prejudicado, e coisa e tal. Tá-se.

        Se nem na classificação de uma falta são capazes de decidir, imaginem sobre todo o resto?

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Google

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Facebook

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.