Eu Sou Flexível…

… e já admito – quase espero – que acabem com as provas finais de 9º ano. Se em troca acabarem com as conversas da treta sobre as “combinações” ganhadoras ou perdedoras nas reuniões do 3º período. A mim aflige um bocado, em especial quando se fez um percurso de três anos com um aluno, que seja tudo decidido no photo-finish, com base em conversas bacocas e alguns ensimesmamentos de quem fez formação do 54 para totós. Ainda bem que não tenho 9ºs este ano ou ainda andariam a bater com um pau na lama a ver se estava a falar de alguém em concreto e não da névoa imensa que cobre as reuniões de avaliação por estes dias, pela generalidade do país.

Acabem com o raio das provas finais e com as retenções. Passa tudo e pronto. Tenham-nos no sítio e assumam-se em vez de massacrarem a malta que não é surda e tem vida com tanta vacuidade pomposa e verborreica. A sério… acho que se ganham importantes horas de vida (dias mesmo se formos acumulando), se for passagem automática e fecho-éclair na boca das boas intenções, até porque assim não existiria Inferno para encher.

Bigorna

 

14 thoughts on “Eu Sou Flexível…

  1. Aquele texto de JC sobre os facilitismos é um “espectáculo”…
    O que está a acontecer é a desgraça que ele não quer, mas reconhece como uma desgraça…

    Tenha a coragem de decretar as passagens administrativas e deixe de fazer de conta que não sabe que é isso que está a acontecer, com as perversões que ele tão bem enumerou…

  2. E a culpa é… nossa.

    Nas reuniões do 9.º ano (a quem não lecionei, mas estas coisas sabem-se mais rápido do que o novo amante da vizinha), os milagres sucederam-se. Ninguém está retido neste momento.

    Coitados dos (pouquíssimos) miúdos que se esforça e trabalham a sério!

  3. Com muita mágoa o digo : o nosso ensino está um nojo ( desculpem a expressão).

    Mais umas pérolas : li há dias que uma Universidade (apetecia-me usar minúsculas) vai “oferecer” Doutoramentos em… enfermagem !
    Para não falar dos doutoramentos – às dúzias já concedidos – naquelas “ciências ” muito conhecidas.

    A criaturas que nunca puseram um pé numa Universidade – e, consequentemente , não fizeram uma licenciatura digna desse nome – é-lhes facilitada ( leram bem, facilitada) a obtenção do mais elevado título académico !

  4. E não devia ser necessário marcar faltas, nem comunicações aos EE’s, nem nada disso. Quem quisesse aprender vinha às aulas quem não quisesse fazia um trabalho final a todas as disciplinas e passava na mesma. Mesmo assim, seria importante assegurar o acesso ao ensino superior: esqueci-me! Também está assegurado a partir dos 23 não é?

    1. Maria Silva

      O seu comentário assusta-me! Mas assusta – me ( note bem ) por traduzir fielmente, e em poucas palavras, uma realidade que me … assusta.

      Infelizmente, para nós todos, tem toda a razão.

      1. A questão é que vai mesmo haver muitos atropelamentos, ultrapassagens perigosas e excesso de velocidade.

  5. Moi aussi… E no 10 ano, como sabemos se acontece algum professor propor 7 valores (nem sei como com os nossos novos milagrosos critérios) o conselho de turma tem de se pronunciar. O professor até fica aliviado. Facilmente se descobre um superior interesse que justifica a subida da classificação. Chega ao 12 ano ficam anos e anos pendurados pelas disciplinas do costume. Aquelas em que não há maneira de disfarçar, em que não há cosmética que valha. Eu que sou do antigamente, mas não deixo por isso de ser mui flexível até acho que se podia adoptar uma medida dos velhos tempos do ensino liceal. Acabar o ciclo de estudos com deficiência a …

  6. Pelo que compreendi da nota informativa, pode-se recuperar a avaliação de 2009/2011, mas se colocado no 4º escalão , não se recupera a observação de aulas? ponto 4 ?! entendi bem?

  7. Acrescento uma vírgula. No início “como sabemos” é intercalar… Falta a segunda vírgula. Desculpe-me o dono deste quintal e seus ilustres visitantes, mas prezo muito a língua e procuro não cometer falhas. Se tal acontecer, agradeço que me avisem, sim? Mui agradecida. Votos de bom fim de semana (com acordo) para todos! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.