5ª Feira

Leio, maravilhado, que nas escolas com “semestres” os alunos estão mais motivados e até mais disciplinados. Depois, lendo melhor a notícia, percebe-se que são os alunos apenas de um concelho e que, como é natural, não se lançam estas coisas cá para fora sem ser como exemplo da bondade da medida. Em outras escolas, apenas algumas turmas foram envolvidas e, claro, o que existe é uma “perceção” e não um qualquer estudo a sério. Der qualquer modo, não duvido que qualquer estudo reforçasse esta “perceção”, nascida do esforço por encenar a inovação e o sucesso, porque o marketing educacional está aí em forma para justificar os milhões para os PIPP, os PICIS e tantas outras coisas com is de “inovação”.

Mas quem sabe é quem lá está, a aconselhar, a implementar, que nada me espanta ser um herdeiro dos tempos do guterrismo-benaventismo, a aplicar a nova visão… só faltando dizer que com três períodos até poderiam existir menos testes do que com semestres, apenas dependendo da forma como as coisas se fazem. O resto é algodão doce. Em tons de rosa, claro.

Algodao

 

18 thoughts on “5ª Feira

  1. Veremos o que acontecerá lá para Pisa 2021 e Timss 2023…
    Ate lá, é pintar o céu de rosa bebé…
    Depois, dor-se-a, como no Timss 1995, que o teste não serve para avaliar a felicidade e as aprendizagens dos nossos flexíveis e felizes professores e respetivos alunos…

  2. Todas as “vantagens” que são apontadas na notícia conseguem-se também com os 3 períodos. O que me parece que deva estar a resultar para a motivação é o facto de haver mais paragens ao longo do ano lectivo!

  3. Se a salvífica “flexibilização” teve – só por si – o condão de elevar o ” sucesso educativo” para valores que, amiúde, rondam os 100% (sussurram-me), para quê mais contorcionismos?
    Querem atingir os 120% ?

  4. com três períodos vai dar ao mesmo se a “centralização de lisboa” disser que haverá mais “pausas”…..a amostra do estudo é pequena demais para isso e depois quando chegarem as notas externas e avaliações externas se verá…..mas ou muito me engano….mas estes tipos da “ROSA”….VÃO IMPLEMENTAR Á FORÇA ISTO DOS SEMESTRES…

    1. Embora a rosácea ou símbolo seja diferente na cor, surge aqui uma “nova” maria ( com minúscula inicial) que não sou “eu”.

      Saudando a minha homónima, convinha que fossem evitados equívocos.

      Ao cuidado de Paulo Guinote.

  5. Encenações,publicidades,sucessos aparentes…algodões doces ,etc.
    O que me lixa é não deixarem as pessoas viver com calma a sua vida /trabalho .
    “Queridos mudei a casa ” façam antes programas ” de TV e não chateiem .
    Não há sossego !
    Porra !!!!!!

    1. Incapazes de fazer isso … só após obtido o resultado multiplicarem por 0.125 ,depois somarem 25874,39 ,depois dividirem por 1/23698 e finalmente voltarem a dividir por 25,75982. Obtido o resultado final ficam felizes com tanta inovação /ciência ,indo apresentar o resultado final de cara alegre e vaidosa.
      Que corja !
      Até digo asneiras / grosserias. Chiça !!!!!

  6. o calendário escolar não é problema mas foi criado por um conjunto de profs com o beneplácito do ME.
    semestralizar implica menos uma avaliação sumativa; é vantajoso para os alunos?…
    também implica pausa em dezembro e março/abril mais curta; veremos como os alunos reagem a isso…
    para os profs implica mais trabalho no estabelecimento em reuniões, cujo tempo de trabalho extra não é remunerado nem compensado…

  7. Incapazes de fazer isso … só após obtido o resultado multiplicarem por 0.125 ,depois somarem 25874,39 ,depois dividirem por 1/23698 e finalmente voltarem a dividir por 25,75982. Obtido o resultado final ficam felizes com tanta inovação /ciência ,indo apresentar o resultado final de cara alegre e vaidosa.
    Que corja ! Chiça !!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.