(nas escolas, expande-se a lógica do “nós temos a informação, nós sabemos, nós decidimos, vocês colaboram… fazendo o que queremos e sem levantar a crista… e depois chama-se a isso “união”…)
(nas escolas, expande-se a lógica do “nós temos a informação, nós sabemos, nós decidimos, vocês colaboram… fazendo o que queremos e sem levantar a crista… e depois chama-se a isso “união”…)
Também concordo! 105% certeiro.
Bom texto do Paulo Prudêncio! Parabéns!
Deve ser “mal” dos Paulos – PP e PG. 😉
GostarGostar
Eu, 200 %…100 para cada P. 🙂 e sem esforço nenhum… A não ser na incipiente matemática!
GostarGostar
Sem dúvida que se torna completamente aberrante que, sec xxI e com todas as modernas metodologias de gestão da qualidade, num sistema em que se queira introduzir um Sistema de Total Quality Management(porque me parece que seja isso embora com a qualidade aqui seja apenas a jusante de todo o processo e com “resultados para eleições”) não se envolva minimamente vários dos participantes e os mais importantes nas reflexões, análises , estratégias, decisões, monitorizações e reajustamentos.Por outras palavras, totalmente ridículo e destinado a falhar
O TQM seria uma boa ideia para o sistema escolar mas isso não é o que acontece. O que acontece(estando eu de fora a olhar para dentro) é uma fornalha de capatazes , com o chicote do patrão, a impor a ideologia ao nível de um qualquer fundamentalismo religiosos lite e com a conivência de muitos dentro e fora do sistema. Pura gestão sec XIX disfarçada de uma revolução digital que tem muito de “newness” mas muito pouco de “effectiveness”
Um exemplo recente de um uniburgo, para verem que isto também acontece noutras coutadas: reformulação de mestrados, ao invés de se criar uma metodologia com participação e reflexão de vários “atores” do sistema, cinge-se a um Grupo Fechado de iluminados que “eles é que sabem”, abrem o mestrado e no primeiro ano nem sequer atingem metade do número de candidatos esperados. Um mestrado de “schivezza”. Why? O problema é dos candidatos, das candidaturas, do cão do vizinho, do Herman, da CM TV mas nunca dos iluminados. C’est la vie mas c’est un vie de merde
GostarGostar
Republicou isto em Primeiro Ciclo.
GostarGostar
… eheheh! Não sabe Matemática!… 🧐🤪
GostarGostar
Nem Aritmética.
GostarGostar