Querem Mesmo Que Vos Responda A Sério?

O que são e a quem servem as tutorias?

Medida foi introduzida pelo Governo depois de ter acabado com os cursos vocacionais, destinados a alunos que já tinham chumbado pelo menos duas vezes.

Claro que tudo depende da forma como se implementa, mas o “desenho” do APE deste governo foi feito a pensar nas poupanças, com aquilo que eu chamaria “tutoria para as massas”. Ora, se há situações em que a necessidade de uma relação pessoal é importante são exactamente estas. Para além de que, mesmo que aquela dos dez por hora tivesse sido abandonada, se uma pessoa está com dois alunos e falta um terceiro, que anda pela escola a vadiar, o tutor não tem forma de ir em busca dele e trazê-lo. Pelo que, rapidamente, muitas destas tutorias se tornaram letra morta com a miudagem a faltar valentemente. Mesmo que isso não apareça nas estatísticas oficiais.

Já as tutorias à moda “antiga”, pensadas de outro modo, individualizadas e com um alargamento das funções e poderes do tutor, podem ser mais eficazes. Só que implicam pelo menos umas duas (ou mais horas) semanais por aluno, para o acompanhar ou, em alguns casos, para ir à procura dele, quando a primeira reacção é faltar. Felizmente, muitas escolas adoptaram variantes deste modelo.

Mas não me espantará nada que o ME avalie a sua medida como muito positiva e muitas escolas e agrupamentos colaborem com estatísticas fantásticas/fantasiosas. E que se apresente como medida a expandir e a colocar um tutor, não para 10, mas para 15 alunos. Só que, com o sucesso a atingir píncaros, talvez não seja necessário.

batmannthink

2 thoughts on “Querem Mesmo Que Vos Responda A Sério?

  1. Na minha escola já não há praticamente alunos com dois ou mais chumbos, a menos que se estenda a medida ao secundário, o sucesso já atingiu píncaros ….

    Gostar

  2. Claro, sucesso até mais não, mas, no fim, a culpa é da falta de preparação d@s docentes, apesar da “imensa” formação disponibilizada!
    Vou ali e já venho…
    $^^’t’d#$!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.