Pois… Por Cá Vamos Nesse Caminho… Cantando E Rindo…

Mas é complicado que gente intolerante e ensimesmada se dê ao trabalho de tentar compreender os erros evidentes que outros já detectaram. Os “perfis” e “competências” para o “século XXI” podem estar apenas a prejudicar mais exactamente aqueles que se diz querer beneficiar com as pedagogias pretensamente “inclusivas” das soft skills.

Elementary Education Has Gone Terribly Wrong

In the early grades, U.S. schools value reading-comprehension skills over knowledge. The results are devastating, especially for poor kids.

(…)

All of which raises a disturbing question: What if the medicine we have been prescribing is only making matters worse, particularly for poor children? What if the best way to boost reading comprehension is not to drill kids on discrete skills but to teach them, as early as possible, the very things we’ve marginalized—including history, science, and other content that could build the knowledge and vocabulary they need to understand both written texts and the world around them?

calvinyhobbes-leer-ingls

10 thoughts on “Pois… Por Cá Vamos Nesse Caminho… Cantando E Rindo…

  1. Como dizias, já estamos no século XXI há tanto tempo e continuam a apresentá-lo como se fosse uma miragem. Não deram contam do tempo que passou. É tudo por demais mau e sinto-me muito generosa por não ser bombista nem gastar mais ao estado em medicamentos por não me sentir deprimida uma vez que aceitei a miserabilidade do mesmo. Tal como a do status quo. algo assim … A praia estava boa … Se alguém quiser implicar, não vai ter resposta. Nem na escola.

    Gostar

    1. Bem observado. Mas espero que SE João Costa não leia o seu comentário… ou ainda vai começar a pregar-nos a Escola do século XXII, atendendo até ao aumento (a breve trecho galopante, talvez) da esperança média de vida. Temos que preparar os alunos actuais, que vão viver mais de 120 anos, para um mundo que não conhecemos e que terá profissões que não conseguimos sequer conceber.

      Gostar

  2. Desviando um pouco o assunto, mas o fundo é o mesmo. Não sou «contra» a cidadania, mas tenho muitas dúvidas sobre a Cidadania.

    Mais do que gastar uma semana inteira a elaborar uns folhetos e mais não sei o quê sobre a sexualidade, o “bullying”, etc., não seria mais proveitoso ensinar-lhes (ainda se pode usar este verbo?) o que foi o nazismo e, a partir daí, praticar/trabalhar/… a dita Cidadania?

    Este desprezo pelo Conhecimento, porque está tudo no Google e ao alcance de uma tecla, deixa-me em convulsão interna. Quanto mais ignorantes, mais manipuláveis.

    Gostar

  3. É assim – fácil, tão fácil com o alimentar do deslumbramento e da inveja pequenina – que 2/10 enganam os restantes 8/10, perpetuando a pobreza e alargando o fosso entre os mais ricos e mais pobres.
    Como diz o ditado:”em terra de cegos quem tem olho é rei”! Considero que com tanto iluminismo querem mesmo é cegar quantos mais melhor…

    Gostar

  4. Completamente de acordo com os comentários anteriores… e cada vez parece mais difícil chamar as pessoas à realidade, é quase tudo a assobiar pro lado.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.