Aos(Às) Camaradas, Colegas (?), Senhor@s Director@s (E Cargos Afins, Mesmo Que Menores Na Cadeia Alimentar)…

… que acham que trabalham mais do que os professores “lectivos” e que são uns escravos da função, deixo-vos dois pensamentos, sublinhando que até há quem possa ter a sua razão:

  • Ninguém vos obrigou a irem para esse(s) cargo(s). Pelo que sei da lei, é preciso candidatarem-se e, consta-me, são poucos os que não se recandidatam ou não pedem recondução. E nos que são por nomeação, é porque aceitaram.
  • Se acham mesmo que é injusto o que se passa convosco e que vida boa e descansada é dos “lectivos”, nada vos impede de pedirem a demissão e voltarem a dar aulas. Descansem que o mundo não acabará e não será o caos no dia seguinte. Há uma série de gente mesmo importante que faleceu e a Humanidade continuou.

A todos os outros que desempenham a sua função com dedicação e sentido ético, desculpem-me pelo desabafo, pois não se vos aplica. Aplica-se apenas a quem não dá quaisquer aulas e parece achar que essa é, numa escola, função de esforço e responsabilidade menor. E a quem diz que os professores “lectivos” não podem apenas estar preocupados com a remuneração, mas depois não “deslargam” da sua e ainda querem mais.

Sim, entre 2021 e 2025 irão existir muitos lugares a vagar e ocupar e é possível que @s “nov@s” candidat@s (quiçá já em alguma posição estratégica para serem promovid@s) estejam ainda atrapalhad@s a meio da carreira e queiram ver se conseguem melhorar a sua condição. Mas isto é apenas um suponhamos…

Muit’agradecido pela atenção e disponibilidade.

Bigorna

10 thoughts on “Aos(Às) Camaradas, Colegas (?), Senhor@s Director@s (E Cargos Afins, Mesmo Que Menores Na Cadeia Alimentar)…

  1. Então senhores diretores e senhoras diretoras não têm nada a comentar sobre isto?! Claro, o melhor é não levantar muitas ondas. Mexam em tudo menos nos senhores diretores e nas senhoras diretoras porque sem eles/elas então é o descalabro total. São uma casta à parte no reino dos zecos. Enfim

    Gostar

  2. Absolutamente de acordo!
    Afinal, nada mais que a continuação de uma história antiga… Tudo isto revolve o estômago, provoca náuseas continuadas e vómitos compulsivos!
    Acabe-se, de vez, com a carreira… ou que a carreira seja apenas para os cabrões que fogem da sala de aula – que afinal, esses é que são os bons, excelentes e meritosos profissionais de qualquer unidade orgânica (ainda que escolar)…
    Fod**-se!!!

    Gostar

  3. Muitíssimo bem.
    Mesmo , mesmo o que penso.
    As peneiras dão cabo das pessoas. E é isso mesmo — adoram enfeites , penachos e “dizer que” … candidatam-se , tomam posse e depois é só lamúrias.
    Como se estas funções fossem o mais importante das vidas.
    Ahhh e ganhar mais uns trocos , mas ninguém refere isso como importante.

    Gostar

  4. Acrescento que são os únicos que não fazem greves (não constam das palavras cruzadas) e deixaram os colegas abandonados em momentos decisivos na contestação ao governo. Nas suas reuniões dolorosas não tomaram posições acerca do estado da educação e deixaram que a intimidação social contra os profissionais da educação, prosseguisse na sociedade, a partir do governo (fenómeno que conhecem muito bem!). São eles que escondem as verdades, que promovem os acríticos, os acéfalos e entregam de bandeja ao desprezo, quem tem voz. Participam em debates mais ou menos privados apoiando toda e qualquer medida que venha de cima, com ou sem fundamento, e honram o estilo “para além da Troika”.
    Com determinação, e sem medo, deviam ter invertido o estado humilhante a que chegámos enquanto docentes do território continental: bastava terem-se demitido em barda: pelo menos os que ainda pensam para além das secretárias e das secretarias. Shame on you diretores! Estudem História e Filosofia, para compreenderem os vossos tempos e organizarem os vossos pensamentos.

    Obrigada Paulo, pelos pensamentos, pela escrita, pela bondade e pelo sentido de humor. Não me canso de agradecer.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.