Há Uma Fina Linha…

… a dividir a liberdade de opinião dos jornalistas e a ética jornalística de opinar sobre temas que ficam numa área cinzenta em termos pessoais, mesmo quando se encobre que se está a falar da família.

O recente texto opinativo de Ricardo Costa em que afirma que não tem “qualquer dúvida em responder à questão sobre o futuro das greves: vão continuar a ser exatamente o que eram, e as evocações históricas que agora surgem são tão esticadas quanto erradas”. e que “não há nenhuma razão plausível para se achar que, daqui para a frente, uma greve de professores, médicos, da Função Pública ou dos transportes públicos – para falar de casos mais habituais – ficou limitada ou impedida de acontecer”.

Ricardo Costa poderia considerar-se ingénuo caso não soubéssemos todos que o não é. Os precedentes jurídicos, mesmo alguns que depararam com resistências nos tribunais comuns, criados por este governo ao lidar com as mais recentes greves são isso mesmo: precedentes que podem ser usados em outras situações para justificar medidas similares.

Porque o jornalista-opinador Ricardo Costa nos quer fazer acreditar que tudo está na mesma e a menorizar o que se passou tudo será como sempre foi só ele verdadeiramente saberá. Poderá ser porque está a pensar mal. Mas eu acho que é porque quer que sejamos nós a pensar mal e a menorizar o perigo do que acaba de se passar.

A verdade é que os acontecimentos do último ano são objectivamente dissuasoras de ímpetos grevistas, porque se tiverem efeitos subjectivamente considerados contrários ao “interesse nacional” poderão ser atropeladas com leituras “extensivas” da capacidade do poder político reduzir o exercício do direito à greve.

Estou, ao pensar assim, a duvidar da seriedade intelectual (política ou profissional) de Ricardo Costa? Só se estiver certo. Posso estar errado. Até quero estar errado. Mas a verdade é que me incomodam estas “sinergias” em que a função de jornalista se confunde com outra coisa.

dupontd

3 thoughts on “Há Uma Fina Linha…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.