Fica Bem Recompensar Os Amigos Fiéis

Só com muita dose de ingenuidade se leva com isto e não se desconfia do bodo… 🙂 Há quem à custa disto leve metade da semana a olhar para ontem e, como é natural, esteja fresquinho que nem alface para criticar os outros. Por isso é que há malta com a minha idade que dá 10 horas de aulas e o resto são “projectos” e “clubes” daqueles que se desenvolvem grande parte do ano em grelhas de computador e uns quantos fins de semana que servem para encher a boca meses a fio. E olhem que há quem, há não muito tempo, no próprio grupo de EF, tenha ficado de olhos em bico quando lhe expliquei certos “arranjos” que por aí há.

Que não me desculpem os interessados que poderão voltar a vergastar-me com os seus “argumentos” habituais, mas são mais de 1000 horários completos que, dependendo dos micro-lobbys de proximidade, criam situações absolutamente caricatas e grupos disciplinares de 1ª e 2ª em matéria de horários nas escolas e agrupamentos.

Ou ainda pior… consolidam-se práticas que alimentam guardas pretorianas dos poderes instalados em troca de… E olhem que não escrevo só por ouvir dizer, porque estas lentes acrílicas que a terra há-de infelizmente demorar a reciclar já viram mais coisas do que gostariam.

Créditos horários no Desporto Escolar vão aumentar

Desenvolvimento de modalidades nos estabelecimentos de ensino mobiliza o equivalente a 1000 professores.

ginastica

(força, pessoal, que venha o grupo do costume zurzir-me e negar que passaram a existir dt’s com quatro horas para duas turmas a cargo, como já começa a acontecer em algumas escolas, enquanto há quem tenha 6, 8 ou mais horas para diversas variantes destes créditos específicos e intransmissíveis…)

9 thoughts on “Fica Bem Recompensar Os Amigos Fiéis

  1. É verdade sim senhor.
    Há ” caldinhos ” mas coitada da Ed. Física. A Ed. Física é em muitas escolas uma disciplina ( quando bem programada e orientada por um bom Professor ) uma disciplina muito educativa. Tem à partida uma grande vantagem…a motivação dos alunos. Esse facto pode ou não ser devidamente aproveitado pelo Professor . Há os bons e os maus como em qualquer outra área. Pode ser educativa ou não. Pode inclusivé tornar-se frustrante. Agora os caldinhos dos créditos e do desporto escolar… tem a ver com outras coisas .
    Vamos dizer as verdades , tem que ver com os destacamentos,com as reduções lectivas,com a elaboração de honorários…mas a culpa não é da disciplina.
    É da propaganda política ,da esperteza saloia e do oportunismo humano.
    Organizem lá uns sábados com outras áreas curriculares e … resultados ? E adesões ? Zero ? Pois é ,esta é que é a verdade.
    Fui Prof. Ed. Física 42 anos e não alinhei um sábado em joguinhos da treta para inglês ver. Olhem que é verdade. Tem a ver com postura profissional. Com seriedade profissional. Que possibilita arranjinhos ,sim é verdade pelas razões expostas.

    Gostar

  2. saporra, só a nós cortam horas, ano sim, ano não, ano sim sim, e que não volta quando as modernices passam de moda… e ficamos exaustos logo no primeiro mês, com imensas turmas a 30 e a mais… somos uns heróis….ganhamos o céu, só não sei de que Planeta…

    Gostar

  3. – E, créditos para clubes “foleiros” e “démodé” como teatro, música, natureza,política,…, não se arranjam???
    – E, créditos para apoios, até ao 12º ano, “nadica”?
    – E, créditos para equipas de saúde mental (EFECTIVAS, em permanência e com capacidade de resposta), nadinha???
    – E, créditos para psicologia clínica (efectiva e permanente e com capacidade de resposta)??? népia?
    – E, créditos para apoios necessários e específicos a jovens com necessidades específicas? nicles?
    – E, créditos para uma boa e funcional “sala de estudo”??? zero?
    – E, créditos para psicólogos darem “formação parental” aos pais??? patavina?
    – E, créditos para papel higiénico, estores ou cortinas, redes/computadores/programas, manutenção de fotocopiadoras, agrafadores, furadores, apagadores, cadeiras, reparação de wc´s…??? chuchu podre?
    – E, créditos para as escolas terem gabinetes jurídicos??? fezes ressequidas?

    Ah, pois é… isto é a escola do séc.XXI… Esquecia-me que os direitos ao sucesso e à inclusão com a fantástica flexibilidade e uma gestão municipalizada não carecem de nada disto – nada disto interessa … para quê gastar dinheiro com resultados garantidos à partida?

    Gostar

  4. 10 horas de aulas?! Conheço um horário desse grupo que à custa desses créditos só leciona uma turma…e porque a ADD o obriga…
    e já não falando de outro horário só com 2 turmas e que há anos não é atribuído nenhum cargo pedagógico (cad, cordenador departamento, DT, etc.) ou de apoio educativo…
    é a gigantesca manta de retalhos em que se tornou a carreira docente com sobrecarga desumana para uns e ‘passeio no parque’ para outros…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.