A Educação Só Atrapalha?

A Educação parece ter desaparecido das prioridades dos programas/manifestos/promessas eleitorais dos partidos com assento parlamentar. Pelo menos a avaliar pelos documentos conhecidos.

Mais do que fica escrito para uma posteridade efémera, preferi procurar o que não está lá. E há muita coisa que não está nos programas eleitorais, como a ausência da Educação, enquanto tema autónomo das “Cinco questões nucleares para o futuro do País” do PCP(ou das suas seis “políticas-chave”) aos “5 Objectivos para esta legislatura” do CDS, passando pelas 6 propostas do PSD, pelos 4 desafios estratégicos do PS ou pelos 5 pontos principais do programa do Bloco de Esquerda. Talvez por ter mais áreas individualizadas com propostas (acima da dúzia), o PAN é o único partido que apresenta a Educação de forma individualizada.

Sobram formulações vagas ou então sem qualquer explicação sobre a forma como se pretendem implementar as medidas propostas, como e com que cronograma. Pelo que é tão ou mais importante ler-se o que lá não está, nem sequer nas entrelinhas. E por maioria de razão no partido que se anuncia como o vencedor antecipado das eleições. Não está lá a reversão ou sequer flexibilização do modelo de gestão escolar, até por imposição da agenda municipalizadora. Não está uma clarificação do modelo de avaliação dos alunos, não se sabendo se, em caso de maioria relativa e estabelecimento de alianças (permanentes ou transitórias), serão viabilizadas propostas de extinção de exames e provas finais defendidas à esquerda.

(continua em texto enviado para o Público)

black hole

11 thoughts on “A Educação Só Atrapalha?

  1. Nós, os da Educação, vemos com mágoa o desprezo a que o sector e os seus profissinais têm sido votados por todos os partidos “do arco” e fora dele… não se vislumbram arco-íris. 🙄🙄🙄

    Gostar

  2. A vontade em voltar à escola para mais um ano letivo é tanta que amanhã, terça, com mais de 6 horas de reuniões (uma às 10, outra às 14, outra ainda às 16,30), vou já meter um dia de falta.

    Gostar

    1. O que quer dizer? – Palhaçada?!
      Secretários de estado para os animais já temos em demasia…são demasiadamente bem pagos para o que fazem, cheios de direitos e com futuro garantido… Há muitas outras formas de gastar o dinheiro do erário público… Podem, por exemplo, começar por pagar o que roubaram aos professores…

      Gostar

  3. O programa do PAN para a educação só poderia ser “individualizado” por causa da introdução do mindfulness nas escolas e mais do vegan.
    Portanto, temos um BE social democrata grande entrevista no Observador que gosta de causas fracturantes?!?) e um PAN zen com uma espécie de SNS para os pets, outro partido mass media.

    E temos de gramar com isto tudo até 6 de outubro.

    Gostar

  4. Vá lá que temos de volta ao PSD o António Capucho.
    Já vem tarde, mas comparado com aquela confusão toda que ainda vem do Passos Coelho, é uma lufada de ar fresco.

    No programa na rtp3 há pouco, outro homem sério e inteligente – Honório Novo.

    Ainda há políticos ou ex-políticos que vale a pena ouvir, concorde-se ou não com o que dizem. Estes são 2 exemplos. E, apesar de velhotes, a falta que fazem no parlamento e em mais programas televisivos.

    Gostar

  5. A educação, apenas, não existe.
    Por detrás da verborreia habitual e das ideias aparvalhadas… é, TUDO, ZERO!!!
    É o culto dos países subdesenvolvidos ( que coisa demodé), da generalidade dos países do Sul e da maioria dos países do sul da Europa ( o de se inclui, obviamente, o portugalzinho)…
    Por tal, não sairemos da cepa torta e acriticamente e sem indignação social, o feudalismo do séc. XXI tem crescido e irá expandir-se muito mais!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.