(A Sweet) Bullshit Theory

Em português “teoria dos afectos choninhas”. É um completo atentado a qualquer inteligência terráquea ou etê querer fazer passar a mensagem narcoléptica de que os “afectos” são apenas os “positivos”, os “fofinhos”, os que “sabem bem”. Uma verdadeira Educação para os Afectos feita dessa forma deixa os indivíduos, antes de mais, a questionar-se e eventualmente a culpabilizar-se por não terem apenas essa versão liofilizadas das emoções e sentimentos. E em seguida a deixá-los desprotegidos perante os predadores de todos os tipos (dos sexuais aos políticos), pois serão as vítimas ideais. Se querem “capacitar” as crianças e jovens para uma vida emocional plena não devem amputar-lhes a percepção de que os “afectos” constituem um arco imenso de experiências, bem mais amplo do que o da própria sexualidade humana ou dos “géneros” como agora fica bem dizer. Os “afectos” fazem parte do todo humano, do “bom” e do “mau”, do suave e do intenso, da felicidade ao sofrimento, do prazer à dor e é isso que nos torna humanos.

Querer transformar qualquer “teoria dos afectos” num visão amputada da natureza humana é deixar os indivíduos sem capacidade para lidar com as próprias pulsões e emoções, mesmo as que podemos considerar menos adequadas. Não passa de uma teoria da treta para criar choninhas em casulos hiper-protegidos. Não digo que não funcione em ecossistemas emocionais fechados sobre si mesmos e socialmente privilegiados, mas é uma treta de teoria que agora por aí anda como se fosse o graal da psicologice edulcorada.

Mas acredito que permita muitos “projectos” e workshops e “formações” e toda essa parafernália a que nem faltarão uns cristais reluzentes e iemanjás ao luar.

Algodão doce colorido kawaii

4 thoughts on “(A Sweet) Bullshit Theory

  1. Tudo verdades !
    Tantas verdades !
    É que ninguém …tem pachorra para esta gentinha /paleios.
    … “é uma treta de teoria que agora por aí anda como se fosse o graal da psicologice edulcorada. “…
    Tem a ver com dinheiro … workshops , formações ,projectos e com o raio que os parta !

    Gostar

  2. Ando farto de teorizador@s dos afectos depois de tomarem xanax e derivados e virem com aquele sorriso beatífico de quem não percebe a diferença entre o norte e o rabo de um boi.
    A sério.
    Especializações em treta presumida.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.