Domingo

É estimável a aparente renovada preocupação de alguns órgãos de comunicação convencionais em verificar a fiabilidade de algumas declarações de políticos ou “notícias” falsas, mais ou menos virais nas redes sociais. Não vou relembrar com muita insistência que continuam a não olhar para “dentro” e a admitir que muito logro veicularam, de forma consciente ou não, em troca de algo ou não ao longo dos anos e que continuam a falhar muito na verificação dos factos que publicam, assumindo que fonte “oficial” significa rigor.

Vou apenas constatar algo óbvio e que é o facto de os critérios “editoriais” que definem o que deve ser ou não ser verificado ser em si mesmo uma forma de dar mais ou menos importância a uns temas ou pessoas. Ou de colocarem a fazer essa verificação gente certamente estimável mas que parece considerar que o google contém 99% da informação passível de ser consultada e que uma notícia se faz apenas com o uso de um telemóvel medianamente inteligente.

VerdadeTruth

5 thoughts on “Domingo

  1. Não leio o que se passa nas redes sociais, mas leio jornais e vejo TV qb.

    Basta analisar as “gordas” nos jornais, o alinhamento nos noticiários das Tvs e quem comenta o quê para se tirarem várias ilações sobre as próximas eleições do dia 6.

    Hoje, por exemplo, temos o tema das mensagens dirigidas à Drª Cristas do CDS para não falar sobre o caso Tancos e a reação corajosa da Drª a estas mensagens, as arruadas do Dr. Rui Rio e as suas mensagens nos pelourinhos, a volta do Dr Carlos César, a drª Catarina do BE e o seu enamoramento com o PCP/CDU, etc, etc, ….e o “esforço” do Jerónimo.

    Um razoavelmente bom tema para um trabalho de projecto de alunos, a começar no 9º ano….

    Gostar

  2. Sim, estou à espera que o Polígrafo analise aquela afirmação do 1º ministro quando diz que todos os professores vão progredir pelo menos dois escalões até 2023…..

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.