4ª Feira

Entrado Outubro, começam a verificar-se os efeitos da escassez de professores em vários grupos disciplinares e, em outros, a chegada de gente muito inexperiente ou que já não lecciona há vários anos e perdeu muitas das novidades. Há que reconhecer o brilhantismo da “gestão de recursos humanos” dos últimos 15 anos. Muita conversa sobre a necessidade de, para melhorar as aprendizagens dos alunos, elevar a qualificação dos professores e de só permitir o ingresso aos “melhores”. Lamento, mas muitos dos “melhores”, dentro ou fora da carreira, desistiram ou perceberam que a “qualidade” é demasiado dependente da subjectividade local.

Mas é verdade que também são muitos os que se reconverteram à fé flexibilizadora costista e, com umas horas de “formação” no relatório da add, aparecem em pose beatífica pelas escolas com as novas bíblias a espalhar velha palavra com a alegria dos mais entusiasmados evangélicos.

Mad

(probably?)

4 thoughts on “4ª Feira

  1. Nos Açores até pessoal com o 11º e 12 anos havia a leccionar
    nos idos de 90 e até inícios de dois mil e tal; mesmo com 25 por cento de subsidio de fixação em muitas das ilhas e de 30 ou 35 nas Flores e corvo.

    Gostar

  2. Ali por uma escolinha nos reinos alentejanos, a sanha evangelizadora é de tal ordem que a diretora aponta direta e literalmente quem não partilha da sua fé e até hierarquiza os apóstolos pela sua capacidade de abnegação ao abandonar toda a vida terrena para se dedicar às grelhas e projáááaáááááátos, muitos projááááááááááátos, que é como se ouve em todos os cantinhos da escola. Tristes dias estes que se vivem… há gente que ainda não percebeu que toda esta excitação será certamente efémera, como foram todas as outras, que serviram apenas para dar prazer instantâneo a uns ideólogos de cátedra. Mas ainda há quem lhes dê uma mãozinha…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.