Pelo Educare – Parecendo Que Não, É Um Balanço Para Reflexão

… porque não deixa de ser uma acusação a um dos consensos do “arco da governação” que, na dúvida, escolheriam sempre um centeno aos próprios alunos.

Descontinuidade Pedagógica

Ficámos presos numa situação que, de ano para ano, mina num crescente número de escolas a possibilidade de constituir equipas pedagógicas que consigam acompanhar os alunos ao longo dos ciclos de escolaridade, devido à elevada rotação de docentes como resultado inevitável de uma política de gestão dos recursos humanos que nos últimos 15 anos privilegiou qualquer cêntimo de “eficácia financeira” a uma verdadeira “eficácia pedagógica”.

pg contradit

7 thoughts on “Pelo Educare – Parecendo Que Não, É Um Balanço Para Reflexão

  1. O absentismo docente

    1º ciclo : consultando ( ver Dearlindo) as RR (Reserva de Recrutamento) – listas semanalmente publicadas – verifica-se que até à presente data , neste ciclo, o número de horários ” temporários ” (leia -se baixas médicas) totaliza novecentos e um – 901.

    Se juntarmos a este elevado número as larguíssimas centenas de docentes que “beneficiaram” da chamada Mobilidade por Doença ,teremos de fazer uma ingénua pergunta : que passa ( como diz o espanhol) ?

    Este factor, julgo, poderá ter algum peso na situação descrita. Que “afecta” todos os grupos, diga-se.

    Gostar

  2. Como as aulas começaram em meados de Setembro, 15 dias bastaram para que milhares de docentes, de todos os grupos, ficassem enfermos!

    O “110” , esse, como de costume, leva a palma.

    Gostar

  3. Gostei muito da verdade de todo o artigo.
    Traduz exactamente o que senti e o que penso.
    Fantochada pedagógica … em troca de uns míseros euros e que acabarão gastos em qualquer outra fantochada.
    Enorme esgotamento para Professores e enorme prejuízo para todos os alunos e escolas.
    Fantoches !!!!

    Gostar

  4. Os últimos anos têm levado os professores a atingir elevados níveis de exaustão e desilusão com tanta mentira… tantas injustiças e tanta exigência… infelizmente a saúde dá sinal…

    Gostar

  5. Repito o que escrevi no “face” :

    Muito bem dito!

    Muito à custa da precarização do trabalho docente, da desregulamentação da carreira e do trabalho e da Menorização e Humilhação dos Professores e do seu Estatuto!

    …as consequências maiores e mais nefastas serão para os alunos e futuros activos deste país…
    Enquanto os pais não perceberem estes mecanismos…, que evidenciam o como, pura e simplesmente, o governo considera inútil gastos financeiros com os seus filhos … e que a conversa da Flexibilidade/ gestão curricular “à lá carte” e inclusão (não para combater dificuldades e insucesso mas apenas para, sem gastos, obrigar ao sucesso 100%) não é nada mais, nem nada além, do que poupança e no curto prazo uma forma ardilosa de substituírem áreas científicas em falta, empobrecendo (ainda mais) o Conhecimento e o Saber … Enquanto os pais se deixarem ir nos discursos pseudopedagógicos e pseudomodernistas embalados no sucesso fácil do seus filhos…,

    …talvez seja preciso primeiro avaliar a perda para perceberem quem, de facto de preocupa com os seus filhos, com as suas competências Académicas e também as suas competências sociais… Será, todavia, tarde…pelo menos para essa geração!

    Ou são os professores a lutar pela Escola, por Si próprios, pelo Conhecimento e Saber, pela civilidade e urbanidade dos seus alunos ou ninguém mais o fará.
    Ao contrário do que muitos dizem, Professores e Alunos são a mesma face da moeda!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.