… pelo seu bom comportamento e fidelidade ao SE Costa na causa da flexibilidade curricular. Escrevo, “aparentemente” porque pode sempre acontecer como com a Cidadania e Desenvolvimento e ir parar a quem calhar.
Chama-se “História, Culturas e Democracia” e destina-se aos alunos de todos os cursos do ensino secundário, segundo informação disponibilizada no ‘site’ da Direção-Geral de Educação (DGE).
Em si, a disciplina nem se justifica(ria) se durante os restantes anos a História tivesse a carga horária que permitisse abordar todas estas questões sem ser no final do decurso. É pena que o currículo seja definido assim, aos remendos, conforme as pressões e queixas, por justas que sejam.
(e há que ter admiração por quem introduz sempre estas belas modificações mesmo a tempo de alguns escaparem… e ficarem os outros com as favas…)
Para isso acontecer, alguém vai ficar sem horas… Quem? Que disciplina vai sofrer o corte? EF certamente que não, Português tb não, Matemática, não…
Será na, agora, disciplina da moda, a DTurma? Um estudo profundo, portanto.
Aceitam-se adivinhas?
GostarGostar
Esta forma de remendar o currículo é uma vergonha, mesmo que dê horas à “minha” disciplina (embora eu esteja no 200 e longe do Secundário).
GostarGostar
Para quem estruturar quando se pode remendar?
Ainda houve ouvi pessoas agradecidas por esta dádiva divina.
GostarGostar
“Os alunos do 12o ano poderão ter”… será mais uma disciplina que poderão escolher de entre as disciplinas anuais de opção do 12o ano. Não tirará horas a nenhuma outra. Penso eu de que…
GostarGostar
A mim cheira-me a promessa antes da partida.
Pode ser quase nada, porque certamente não será tudo.
GostarGostar
A mim, o título da disciplina deixa-me uma desconfiança grande. De certeza que se ensina História numa disciplina com um nome assim tão teológico e até mesmo teleológico? Duuuuuuvídeo. É isto.
GostarGostar