Será Um “Daque”?

O professor Paulo de Português aproveitou o primeiro texto do manual do 6º ano e leu com a turma uma pequena biografia de Malala Yousafzai. Ao saber isso, o professor Jorge Alves de Cidadania e Desenvolvimento achou que seria interessante cruzar essa abordagem com o tema dos Direitos Humanos, o primeiro do semestre, e falou com o professor Guinote de História e Geografia de Portugal no sentido de saber se seria possível fazer uma abordagem transgénero, desculpem, trans e interdisciplinar com os conteúdos relativos ao estabelecimento do liberalismo em Portugal e a influência da Revolução Francesa e da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, inspiradora da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Embora os três sejam conhecidos por muito resmungar contra modernices e defenderem um modelo arcaico e escola onde se devem aprender algumas coisas antes de as inventar, bem como de raramente estarem de acordo seja no que for (à excepção do futebol, das sandes de choco e do extermínio das grelhas), lá conseguiram que a coisa avançasse com o indispensável interesse e colaboração dos alunos.

A primeira colheita revelou-se interessante, mas continua-se a ouvi-los protestar contra tudo e nada pelos cantos e corredores da escola (afinal queriam a ilustração de um direito e apareceu dos trinta), em especial nos dias em que chovem novas convocatórias para reuniões sobre coisas que eles dizem que, apesar dos sinais claros de precoce senilidade que revelam à vista mal a(r)mada, ainda não se esqueceram de terem estudado, aprendido e aplicado há décadas.

IMG_2048

9 thoughts on “Será Um “Daque”?

  1. È tudo muito bonito, as mãozinhas estão engraçaditas, mas sem grelha onde se articule nada feito. E depois é a situação da cartolina: isso é prática altamente vetusta e pouco ou nada contribui para o domínio das forTenItiquiCes, para além da identidade de género estar em causa, com alguns dos bonecos a envergarem saia. Balha-te Deus, Paulo, uma ideia taum boa…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.