O professor Paulo de Português aproveitou o primeiro texto do manual do 6º ano e leu com a turma uma pequena biografia de Malala Yousafzai. Ao saber isso, o professor Jorge Alves de Cidadania e Desenvolvimento achou que seria interessante cruzar essa abordagem com o tema dos Direitos Humanos, o primeiro do semestre, e falou com o professor Guinote de História e Geografia de Portugal no sentido de saber se seria possível fazer uma abordagem transgénero, desculpem, trans e interdisciplinar com os conteúdos relativos ao estabelecimento do liberalismo em Portugal e a influência da Revolução Francesa e da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, inspiradora da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Embora os três sejam conhecidos por muito resmungar contra modernices e defenderem um modelo arcaico e escola onde se devem aprender algumas coisas antes de as inventar, bem como de raramente estarem de acordo seja no que for (à excepção do futebol, das sandes de choco e do extermínio das grelhas), lá conseguiram que a coisa avançasse com o indispensável interesse e colaboração dos alunos.
A primeira colheita revelou-se interessante, mas continua-se a ouvi-los protestar contra tudo e nada pelos cantos e corredores da escola (afinal queriam a ilustração de um direito e apareceu dos trinta), em especial nos dias em que chovem novas convocatórias para reuniões sobre coisas que eles dizem que, apesar dos sinais claros de precoce senilidade que revelam à vista mal a(r)mada, ainda não se esqueceram de terem estudado, aprendido e aplicado há décadas.
🙂 🙂
GostarGostar
🙂 😉 🙂
GostarGostar
👏🏼👏🏼😃😃😃😃
GostarGostar
È tudo muito bonito, as mãozinhas estão engraçaditas, mas sem grelha onde se articule nada feito. E depois é a situação da cartolina: isso é prática altamente vetusta e pouco ou nada contribui para o domínio das forTenItiquiCes, para além da identidade de género estar em causa, com alguns dos bonecos a envergarem saia. Balha-te Deus, Paulo, uma ideia taum boa…
GostarGostar
Coitados.
Foge Paulo. Evita intervalos na Sala de Profs . Pequeno almoço no café da frente. Regresso ao 1° toque. Comigo acabou assim. Sempre a dar de frosques.
Trabalhinhos da escola …
GostarGostar
et pur si muove! 🙂
GostarGostar
E grelhas destas?http://escolasdesatao.pt/files/2015/Dispositivo%20de%20avalia%C3%A7%C3%A3o%202014_15%20Depart%20CSH.pdf
GostarGostar
ornitorrinco,
Agrupamento de Sátão ?
Eheheh…
Departamento de Ciências Sociais e Humanas…
Sátão ?
GostarGostar
O Chega, o do Benfica, diz que a doutora do livre não lhe aceitou um shake hands. Ora isto também está mal e é antidesportivo e isso…
GostarGostar